x

Saque especial

FGTS: Caixa libera saque por calamidade nas regiões da Bahia e Minas Gerais

Regiões foram atingidas por um temporal e, após decretos municipais, valores do FGTS serão disponibilizados para saque por calamidade.

13/12/2021 09:10:01

11,5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

FGTS: Caixa libera saque por calamidade nas regiões da Bahia e Minas Gerais Pexels

Os trabalhadores das regiões da Bahia e Minas Gerais, que foram atingidos pelas enchentes, terão liberado o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) . A medida foi anunciada pela Caixa neste final de semana. 

Um temporal atingiu cidades baianas, principalmente nas regiões sul e extremo sul, causando alagamentos e prejuízos para os moradores. Já são 25 municípios em situação de emergência, de acordo com os decretos homologados e publicados no Diário Oficial do Estado (DOE). Cerca de 80 militares do Corpo de Bombeiros, além de 37 alunos e instrutores de cursos de salvamento, atuam no resgate de vítimas e no apoio às comunidades. 

A Caixa explicou que os valores serão disponibilizados para saque após decretos municipais que declaram o estado de calamidade e reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria.

O banco disse que também vai auxiliar as autoridades locais para agilizar a solicitação do reconhecimento do estado de calamidade.

Após a formalização da situação, a população poderá realizar o saque do FGTS de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência, por meio do aplicativo FGTS, na opção Saque Digital.

Saque calamidade do FGTS

A modalidade de Saque Calamidade do FGTS é possível de ser aplicada quando o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave por causa de um desastre natural que tenha atingido a área onde ele mora.

Podem solicitar o saque, nesta modalidade, os trabalhadores residentes nas áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal.

O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220 para cada evento caracterizado como desastre natural.

A Caixa explicou que não será necessário ir às agências para receber os valores e que manterá a população informada sobre as próximas etapas para liberação do FGTS.

Fonte: com informações do g1

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.