x

Evento

27ª CONVECON debate cenário econômico, metaverso, tecnologia e contabilidade com mais de 10 mil profissionais online

A convenção aconteceu no CRCSP e foi transmitida ao vivo e gratuitamente ao público.

17/02/2022 16:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
27ª CONVECON debate cenário econômico, metaverso, tecnologia e contabilidade com mais de 10 mil profissionais online

27ª CONVECON debate cenário econômico, metaverso, tecnologia e contabilidade com mais de 10 mil profissionais online Foto: Portal Contábeis

Nesta quinta-feira (17), a Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON) transmitiu ao vivo e gratuitamente os primeiros painéis da 27ª edição para o público contábil e recebeu presencialmente, no auditório do CRCSP, conselheiros para acompanhar o evento.

O encontro iniciou com um painel sobre Panorama dos programas de compliance em empresas de capital fechado e tendências para ambientes menos complexos. O bate-papo foi mediado por Dagoberto Silvério da Silva, presidente da Fecontesp, e convidou Mariana Mantoan, Associate Pertner na área de Forensic & Integrity Services da EY do Brasil, e Elida Micheloni, Gerente sênior da área de Forensic & Integrity Services da EY do Brasil.

Durante a apresentação, as palestrantes falaram sobre a importância do contador na criação e desenvolvimento de programas de compliance nas empresas e as tendências da trilha de atuação.

"Pode ser dentro de um escritório ou atuando como contador dentro de uma empresa de outro segmento, o profissional faz a diferença em uma companhia quando tem a competência de olhar uma contabilidade e identificar transações de risco. É um profissional que agrega demais em questões financeiras e humanas", Mariana.

Tecnologia colaborativa no trabalho pericial

No segundo painel do dia, subiu ao palco Fábio Rodrigues Garcia, advogado e administrador judicial, José Luiz Munhos, perito contábil judicial e parecerista, junto da moderadora Flavia Augusto, vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRCSP.

O tema discutido foi sobre a Visão 3D e possibilidades do uso de tecnologia colaborativa no planejamento e execução de trabalhos periciais. Os palestrantes apresentaram o cenário de evolução dos bancos, que já disponibilizaram ferramentas que permitem ver extratos dos últimos 25 anos, e ressaltaram que isso otimiza o trabalho e o tempo do perito contábil, permitindo que ele possa trabalhar esses números em ferramentas fáceis, simples e que estão disponíveis nos escritórios.

Outro ponto mencionado foi a trava bancária. Os palestrantes apontaram cenário atual das perícias em caso de travas bancárias e as soluções encontradas a partir da TI – arquivos OFX e CNAB.

Finalizaram o painel dizendo que a atuação dos peritos deve sair do campo operacional e aprofundar-se na estratégia.

Metaverso Corporativo

A Convenção também abordou o Metaverso Corporativo e as oportunidades de negócio com Napoleão Galegale, professor e pesquisador da PUC-SP e do Centro Paula Souza.

O especialista fez uma contextualização da economia virtual envolvida no Metaverso, explicou os como funciona os ativos digitais – NFT, o potencial de negócios dessa tendência, como investir nesse mercado e apontou desafios e oportunidades do Metaverso para a contabilidade, como área, e para contadores, como profissionais.

Edgard Cornacchione, presidente da Fipecafi, também entrou no debate e disse que para a contabilidade manter sua relevância histórica, ela vai precisar ser crítica e se posicionar.

“A habilidade mais importante para contadores, diante do metaverso, talvez seja ser menos tecnicista e ter mais capacidade de avaliação crítica sobre esse modelo de negócio. A contabilidade vai precisar se posicionar para dar assistência, assessoria e reconhecer resistências nesse ambiente digital. Vai ser preciso participar mais criticamente desse contexto do que simplesmente reconhecer atributos de transações”, explicou.

Foto: Portal Contábeis

Tecnologia, governança, riscos, oportunidades e economia

No período da tarde, a CONVECON deu sequência a programação recebendo outros painéis e palestras com grandes profissionais.

Foram discutidos Algoritmos disponíveis na contabilidade para gestão e governança dos pequenos e médios negócios; Matriz de riscos aplicada à contabilidade gerencial – modelo Coso; Novo ISSB do IFRS Foundation: normas contábeis de Alta Qualidade – divulgações sobre sustentabilidade e LGPD: mapeando oportunidades.

O evento será encerrado com uma painel com Gabriela Prioli, apresentadora da CNN, sobre o contexto político e econômico no novo cenário dos negócios.

A CONESCAP 2022 contou com um público online de mais de 10 mil conexões. 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.