O e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) é a plataforma online que facilita e permite a comunicação digital entre o contribuinte e a Receita Federal (RFB), no qual são oferecidos diversos serviços sem a obrigação do atendimento presencial.
O atendimento oferta serviços tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, por isso conhecer qual seu papel e suas funções pode agilizar a vida do contribuinte.
O e-CAC passa por constantes atualizações na busca de melhorias de desempenho e segurança, simplificando o acesso e visando a oferta de cada vez mais funções.
Recentemente a RFB divulgou uma novidade em relação ao nível de segurança necessário para acessar o atendimento ao contribuinte, que agora só será permitido para aqueles com contas gov.br nível prata ou ouro, excluindo o acesso para contas bronze.
Confira os principais serviços do e-CAC em 2022 para contas prata ou ouro:
- CEI: inscrição, consulta e alteração do Cadastro Específico do INSS;
- Verificação da situação fiscal
- Consultar rendimentos;
- Extrato Imposto de Renda
- Procuração eletrônica;
- Agendamento de serviços nos postos da Receita;
- Acesso ao DARF e REDARF;
- 2ª via das DCTF: DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica), DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias), DITR (Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural), DERC (Declaração de Rendimentos Pagos a Consultores por Organismos Internacionais), DACON (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais), DIMOF (Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira), DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) , DBF (Declaração de Benefícios Fiscais).