x

PIS/PASEP

Abono Salarial: revisão da Dataprev habilita 1,6 mi de trabalhadores para recebimento

O status da habilitação do Abono Salarial poderá ser conferido totalmente online.

17/03/2022 14:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Revisão da Dataprev habilita 1,6 mi de trabalhadores ao abono

Abono Salarial: revisão da Dataprev habilita 1,6 mi de trabalhadores para recebimento Pixabay

O Ministério do Trabalho e Previdência anunciou nesta quarta-feira (16) a inclusão de 1,6 milhão de brasileiros no recebimento do Abono Salarial do PIS/Pasep neste ano.

Os trabalhadores foram habilitados após o reprocessamento de dados da Dataprev, empresa de tecnologia do governo federal, que analisou 2 milhões de cadastros que ainda não estavam recebendo o abono, após inconsistências ocorridas em fevereiro nos cadastros.

“Devido a inconsistências de informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) – enviadas pelas empresas –, foi necessário realizar um reprocessamento mais apurado das informações, trabalho em curso pela Dataprev. O objetivo é garantir o correto direito dos trabalhadores e evitar a necessidade de pedidos de revisões adicionais”, anunciou a Dataprev.

A consulta para verificar se o cidadão foi incluído no recebimento já está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho digital (CTPS Digital nas lojas dos smartphones) ou no Portal Gov.br.

Com as novas inclusões, o número de brasileiros que terão direito ao PIS/Pasep em 2022 subiu para 24,2 milhões.

O acerto do Abono Salarial é um momento muito aguardado pela população, já que os pagamentos ficaram suspensos desde 2020.

Calendário de acerto do reprocessamento

Trabalhadores que foram habilitados para recebimento no reprocessamento da Dataprev poderão receber os valores ainda no mês de março, em um novo lote de pagamentos.

Recebem no dia 29 deste mês aqueles que deveriam ter recebido originalmente em fevereiro. E no dia 31, o pagamento será para quem deveria receber em março. 

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.