x

APIs

APIs: Receita estuda autorizar integração entre sistemas

Sistemas da Receita Federal como e-CAC, PGDAS-D e SIMEI poderão ser integrados.

21/03/2022 11:30:01

2,8 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

APIs: Receita estuda autorizar integração entre sistemas Pexels

A Receita Federal informou à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) que publicará uma portaria para autorizar o desenvolvimento de Interface de Programação de Aplicação (APIs) para integração entre os sistemas do órgão.

Entre os sistemas que devem ser integrados estão o Centro de Atendimento Virtual (e-CAC), o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) e o Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos pelo Simples Nacional (SIMEI).

A medida atenderá ao pleito da Fenacon, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Com isso, o tráfego de dados será amenizado, solucionando os problemas de volumetria e segurança.

Isso porque, as organizações contábeis e contribuintes enfrentam constantes instabilidades e morosidades nos sistemas. 

De acordo com a Federação, um exemplo recente foi a lentidão para baixar o programa da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 e dificuldades no acesso ao e-CAC.

Saiba mais:

Saiba como resolver o erro de transmissão do IRPF 2022

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.