x

Tributário

Mais de 9 milhões de declarações do Imposto de Renda já foram enviadas à Receita Federal

Saiba como entregar a declaração do Imposto de Renda 2022, ano-calendário 2021.

31/03/2022 09:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Imposto de renda 2022: mais de 9 milhões de declarações já foram enviadas

Mais de 9 milhões de declarações do Imposto de Renda já foram enviadas à Receita Federal Piqsels

A Receita Federal informou que até a manhã da última quarta-feira (30) recebeu 9.256.613 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021.

O prazo de entrega da declaração começou no dia 7 de março e terminará no dia 29 de abril. A expectativa é de que 34 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo. 

Declaração do Imposto de Renda

Assim como nos anos anteriores, o contribuinte possui diversas formas de elaborar a declaração do Imposto de Renda de 2022:

- Computador, por meio do PGD IRPF 2022, disponível no sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) na Internet, no endereço: www.gov.br/receitafederal/pt-br;

- Dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones, mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível por meio do aplicativo APP “Meu Imposto de Renda”, disponível nas lojas de aplicativos Google Play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS;

- Computador, mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e--CAC) que pode ser acessado através deste endereço: eCAC - Centro Virtual de Atendimento (fazenda.gov.br), de acordo com o disposto na Instrução Normativa RFB nº 1.995, de 24 de novembro de 2020.

Entre as novidades deste ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida, que pode ser obtida por meio de todas as plataformas disponíveis e o recebimento da restituição e o pagamento de DARF via PIX.

O contribuinte que tiver dúvidas específicas já pode consultar as perguntas e respostas do IRPF 2022 que engloba as novidades, inclusive explicações sobre os novos campos para declaração de bens e direitos.

Acesse aqui o perguntas e respostas da Receita Federal.

Fonte: Receita Federal

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.