A Caixa Econômica Federal disponibilizou uma nova versão do aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) . O download já pode ser feito na App Store e na Play Store do Google.
Além da consulta ao valor a ser recebido, o aplicativo vai permitir que os trabalhadores incluam informações cadastrais para criar a conta poupança social digital, que é por onde o valor do benefício será depositado.
Também será possível informar quem não deseja receber o dinheiro e até desfazer o crédito automático, nos casos em que já foi creditado.
Importante lembrar que, caso o crédito dos valores tenha sido feito e a conta não seja movimentada até 15 de dezembro de 2022, os recursos voltam para a conta do FGTS corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador, segundo informou a Caixa.
A Caixa alerta que não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do saque aniversário, por exemplo.
Consulta FGTS 2022
A partir desta sexta-feira (8), o trabalhador também pdoerá consultar se tem direito ao saque do FGTS pela página fgts.caixa.gov.br, assim como a data de crédito, conforme calendário de pagamento.
Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, será possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio do aplicativo.
O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias. O cliente pode realizar transações por meio do pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.
Os pagamentos vão ocorrer de 20 de abril a 15 de junho. A Caixa prevê a retirada de aproximadamente R$ 30 bilhões por cerca de 42 milhões de trabalhadores. O crédito é feito de forma escalonada, conforme calendário que segue o mês de nascimento do trabalhador.
Saiba mais: