x

Restituição

Imposto de Renda: e-mail com comprovante de pagamento da restituição é falso

Golpistas estão enviando e-mails em nome da Receita Federal para informar sobre depósito de restituição do Imposto de Renda.

04/05/2022 10:15:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IRPF: Receita Federal alerta para e-mail falso com comprovante de pagamento da restituição

Imposto de Renda: e-mail com comprovante de pagamento da restituição é falso Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (4) um alerta sobre golpes que estão sendo aplicados em contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) .

Os criminosos estão enviando e-mails em nome da Receita Federal para informar que o órgão já realizou o pagamento da restituição.

No campo da mensagem há um botão que permite que o usuário supostamente acesse o comprovante do depósito da restituição, conforme mostra a tela abaixo:

A mensagem contém a logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda e da conta gov.br para trazer uma impressão enganosa de autenticidade. Os golpistas ainda informam os dados para recebimento da restituição via PIX.

A Receita Federal ressalta que os contribuintes devem tomar cuidados com as correspondências enviadas por e-mail. 

“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”, orientou o órgão.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.