x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

FGTS

FGTS: passo a passo de como solicitar o saque extraordinário

O trabalhador pode solicitar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pelo aplicativo; veja o passo a passo.

06/05/2022 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
FGTS: saiba o que fazer se você não recebeu o depósito automático

FGTS: passo a passo de como solicitar o saque extraordinário Pexels

O saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) começou no dia 20 de abril para os aniversariantes do mês de janeiro.

Apesar do crédito ser depositado de forma automática na conta dos trabalhadores por meio do Caixa Tem, alguns usuários relataram que não têm recebido o crédito.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, quem optou por não aceitar os saques emergenciais do FGTS em 2020, liberados já durante a pandemia da Covid-19, não deve receber o saque extraordinário de forma automática neste ano.

Para receber os valores, os trabalhadores que não utilizaram o saque emergencial em 2020 precisam atualizar o cadastro e fazer a solicitação, que pode ser feita pelo aplicativo do FGTS. 

Como solicitar saque do FGTS

Confira o passo a passo e saiba como solicitar o saque do FGTS:

  • Acesse o aplicativo do FGTS e clique em "Saque Extraordinário";
  • Clique em “Solicitar saque”;
  • Complemente os dados que forem necessários e clique em “Confirmar” para autorizar a abertura de conta poupança social da Caixa em seu nome.

Por fim, aparecerá a seguinte mensagem: “A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”.

Saque extraordinário

Trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro e março já podem realizar o saque extraordinário no valor de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

É possível consultar quem tem direito ao saque - além de valores e datas para receber o dinheiro - pelo site da Caixa, pelo aplicativo FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).

Ao todo, 42 milhões de trabalhadores estão aptos ao saque extraordinário do FGTS. O saldo disponível já pode ser consultado, mas a retirada e a movimentação do valor segue o calendário estabelecido pela Caixa.

Calendário do FGTS

De acordo com a Caixa, cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque.

O pagamento vai até 15 de junho, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. A retirada será possível até o dia 15 de dezembro.

Confira o calendário completo:

Mês do nascimento

Data da liberação

Janeiro

20 de abril

Fevereiro

30 de abril

Março

4 de maio

Abril

11 de maio

Maio

14 de maio

Junho

18 de maio

Julho

21 de maio

Agosto

25 de maio

Setembro

28 de maio

Outubro

1 de junho

Novembro

8 de junho

Dezembro

15 de junho

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.