x

TRIBUTÁRIO

IR 2022: consulta ao 1º lote restituição deve ser liberada nesta semana

O 1º lote será pago aos contribuintes prioritários já na terça-feira da próxima semana, no dia 31 de maio.

23/05/2022 14:00:01

3,1 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

IR 2022: consulta ao 1º lote restituição deve ser liberada nesta semana PxHere

A Receita Federal do Brasil (RFB) deverá disponibilizar ainda nesta semana a consulta ao primeiro lote de restituição referente ao Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (IRPF) .

A autarquia ainda não divulgou a data para verificação, mas consultores da Folha de S. Paulo estimam que a abertura deverá acontecer nesta terça-feira (24), uma semana antes do acerto do primeiro lote, pago ao grupo prioritário.

A RFB informou que o “lote ainda está em processamento” e, assim que os trâmites forem concluídos, serão divulgadas as datas de consulta, o montante a ser pago e quantos devem ser contemplados neste primeiro momento.

Aqueles que têm quantias a receber do Fisco, devem ficar atentos às contas bancárias indicadas no preenchimento já no dia 31, mesmo dia em que se encerra o prazo para envio da declaração do IR deste ano.

O prazo final deste ano foi prorrogado de 29 de abril para 31 de maio, mas ainda assim o calendário previsto originalmente para a restituição se manteve.

A Receita informou que até a última sexta-feira (20), foram entregues 24.292.212 declarações IR 2022, referente ao ano-calendário 2021, representando 71,24 % do total das 34,1 milhões de declarações esperadas.   

Quem recebe no 1º lote

O primeiro lote do IR é destinado aos contribuintes com prioridade legal que já entregaram a declaração e não caíram na malha fina. São contemplados:

  • Idosos acima de 80 anos
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave
  • Profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério

Leia Mais
Confira o calendário completo da restituição do IR 2022

Restituição do Imposto de Renda: economista dá dicas do que fazer com o dinheiro

 

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.