x

FIM DO IMPOSTO DE RENDA

IRPF 2022: declarações enviadas superam expectativa da Receita, confira total recebido

Projeções da Receita Federal foram superadas antes mesmo do fim do prazo para envio.

01/06/2022 11:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IRPF 2022: envios chegam ao fim e superam expectativa da Receita

IRPF 2022: declarações enviadas superam expectativa da Receita, confira total recebido Pexels

A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou nesta quarta-feira (1º), algumas horas após o prazo final para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, que recebeu mais declarações do que o previsto antes mesmo do encerramento do dia.

Até às 16h do dia 31, foram recebidos 34.440.125 de registros, sendo que a projeção total da autarquia era de 34,1 milhões de declarações. 

Com esse crescimento, a Receita projetou que até o fim do prazo, às 23h59, deveriam receber cerca de 36,5 milhões de declarações entregues.

Nesta manhã, a RFB confirmou o recebimento de 36.322.912 declarações do IRPF 2022. Mesmo ficando abaixo da última projeção, superou as expectativas iniciais.  

Vale ressaltar que quem estava obrigado a entregar a declaração e não enviou dentro do prazo, agora fica sujeito à multa

 O valor da multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A multa será gerada quando o contribuinte em atraso fizer o preenchimento e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega.

O contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora, corrigidos pela taxa Selic, atualmente em 12,75% ao ano.

Malha fina já começou

A Receita afirmou que das declarações entregues até o momento, mais de 2 milhões já foram retidas na malha fina por algum tipo de divergência de dados.

A partir desta quarta-feira, os contribuintes já podem consultar o andamento do envio e conferir se alguma pendência foi encontrada.

A RFB também informou que entre as declarações recebidas, 61% possuem impostos a restituir, um número que se mantém estável ao longo dos anos. Cerca de 20% não tem nada a receber ou a pagar e 19% tem contas a pagar com o Fisco.

Leia também: 

Saiba o que fazer se perdeu o prazo de envio do Imposto de Renda

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.