x

Empresarial

RJ atinge recorde histórico em aberturas de empresas; entenda as oportunidades

Com esse saldo positivo na abertura de empresas, os profissionais contábeis ganham novas oportunidades de atuação ao oferecer novos serviços.

01/06/2022 17:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
RJ registra recorde histórico de abertura de empresas

RJ atinge recorde histórico em aberturas de empresas; entenda as oportunidades Pexels

A Junta Comercial do RJ (Jucerja) registrou recorde histórico de abertura de empresas em abril. Foram 5.200 novos negócios, o maior número em 214 anos. Em relação a abril de 2021, quando foram feitos 4.908 registros, o aumento foi de 5,9%.

De janeiro a abril, já são 22.137 novos negócios no Estado, a melhor marca da autarquia que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Sedeeri).

No ano passado, no mesmo período, foram registradas 20.322 empresas. O resultado atual representa um aumento de 8,9% no quadrimestre. O total de aberturas de empresas em 2021 foi o melhor da história, com 72.894.

Rio de Janeiro (2.872), Niterói (343) e Duque de Caxias (219) foram os municípios que mais abriram empresas em abril.

Já a cidade de Petrópolis, que sofreu com as chuvas em fevereiro, aparece na sexta colocação, com 123 novos negócios no mês.

Os números levam em conta as sociedades empresárias limitadas, sociedades anônimas, requerimentos de empresários, cooperativas, consórcios e outras sociedades.

Economia

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro, lembrou que, de forma geral, a maior parte dos empreendimentos está no setor terciário.

“Nessas empresas abertas há uma predominância daquelas que atuam no setor terciário da economia, especialmente comércio e prestação de serviços, que são mais de 80% de empreendimentos ativos no seguimento”, disse Monteiro.

O setor terciário é o responsável pela oferta de mercadorias e serviços. É representado por atividades como educação, saúde, comércio e turismo. 

Esse setor tem como característica a grande participação na economia mundial. Além disso, é o ramo da economia que concentra a maior parte da geração de empregos. 

Portanto, é um setor primordial para a economia, do global ao local, uma vez que assume o protagonismo da geração de riquezas entre as atividades econômicas.

Oportunidades

Com esse saldo positivo, os profissionais contábeis ganham novas oportunidades de atuação ao oferecer novos serviços, seja por meio de uma consultoria ou terceirização, como é o caso do BPO Financeiro.

No dia 29 de junho, o Portal Contábeis irá realizar um evento online e gratuito para profissionais contábeis com ênfase nas Micro e Pequenas Empresas.

Ao todo, serão 4 horas de imersão com direito a certificado de participação. Faça a sua inscrição.

Saiba mais:

Contábeis Itinerante RJ: evento online e gratuito acontece no dia 29

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.