x

Descontos

Dia Livre de Impostos tem produtos com até 70% de desconto

O Dia Livre de Impostos tem como objetivo conscientizar a população em relação ao peso da carga tributária no país.

02/06/2022 16:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Dia Livre de Impostos acontece nesta quinta-feira (2) em todo país

Dia Livre de Impostos tem produtos com até 70% de desconto Pexels

O Dia Livre de Impostos 2022 acontece nesta quinta-feira (2) em diversos estados do país. A data é conhecida por ser o dia em que os lojistas participantes comercializam produtos sem tributação. 

A ação tem como objetivo conscientizar a população e a classe varejista sobre o peso da carga tributária nos preços do país. 

O Dia Livre de Impostos (DLI) já teve a participação de mais de 15 mil varejistas. Para este ano, as expectativas são ainda maiores. 

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), espera-se que o número de lojas participantes cresça 30%.

Dia Livre de Impostos

O Dia Livre de Impostos (DLI) foi criado em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. 

Em 2021, a ação aconteceu de forma digital e contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal.

Nesta edição, o evento acontece tanto de forma online, quanto física. Os descontos podem chegar a até 70%. Clique aqui e confira as lojas participantes.

Confira a porcentagem de impostos sobre os produtos que participam do DLI, segundo o IBPT:

  • Roupas – 34,6%;
  • Carnes – 29%;
  • Gás de cozinha – 34%;
  • Medicamentos – 33,8%;
  • Cosméticos – 55,2%;
  • Itens de higiene e limpeza – de 31,1% a 78,9%.

Segundo o coordenador nacional da Confederação de Dirigentes Lojistas Jovem, organizador da ação, Raphael Paganini, a mobilização é uma forma de protesto contra a alta carga de impostos.

“O Dia Livre de Impostos é uma ação de protesto e de conscientização geral sobre a alta carga tributária no nosso país, que limita o consumo da população e atrapalha o ambiente de negócios. Esse dia serve para mostrar nossa insatisfação com uma carga de imposto que chega a 40% sobre o consumo médio dos produtos”, afirma.

Carga tributária

As confederações de lojistas citam um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), realizado em outubro de 2021, que aponta que o Brasil tem a 14ª maior carga tributária do mundo. Dados do IBPT apontam que, em média, os brasileiros trabalharam até o dia 29 de maio deste ano apenas para pagar impostos.

Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em 2022, até maio, a população desembolsou mais de R$ 1 trilhão somente com os tributos. O montante corresponde ao total de tributos pagos em todas as esferas governamentais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro deve trabalhar cerca de 150 dias do ano para arcar com os impostos. Em uma pesquisa com 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas segue em última colocação como o país com o pior retorno do dinheiro para a população.

Saiba mais:

Brasileiro precisará trabalhar 149 dias para pagar impostos

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.