x

OPORTUNIDADES

MPEs criaram 76% de todas as vagas com carteira assinada neste ano, com mais de 500 mil oportunidades

Segundo levantamento feio pelo Sebrae, foram 585,56 mil novas oportunidades formais apenas no começo de 2022.

09/06/2022 10:35:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MPEs são responsáveis por gerar 76% dos empregos formais em 2022

MPEs criaram 76% de todas as vagas com carteira assinada neste ano, com mais de 500 mil oportunidades Pexels

As micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis, apenas no primeiro quadrimestre do ano, pela criação de 585,56 mil novos postos de trabalho formais, representando um total de 76% de todas as novas oportunidades criadas no período.

Até o final de abril, o Brasil registrou a abertura de 700,59 mil novas vagas com carteira assinada. As MPEs, portanto, criaram 470,52 mil empregos a mais do que as médias e grandes empresas até agora.

Os dados foram levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

Somente no mês de abril, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 84% das vagas formais disponibilizadas, correspondendo a 166,8 mil oportunidades de um total de 196,9 mil.

Todos os setores das MPEs apresentaram saldo positivo na criação de empregos, sendo a única categoria empresarial a desempenhar dessa maneira.

Em primeiro lugar nas contratações e abertura de vagas está o setor de serviços, impulsionado pela recuperação do segmento após dois anos enfrentando a pandemia. Na sequência, o comércio ganhou destaque com o maior número de novos empregos formais.

Leia mais

MEIs representam cerca de 70% de todas as empresas brasileiras, informa Ministério

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.