x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

ECONOMIA

Setor de serviços tem desaceleração no 2º trimestre e impacta na previsão do PIB

Alta dos juros e a inflação continuam impactando no desempenho das atividades econômicas do país

15/06/2022 11:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Atividades econômicas têm desaceleração no segundo trimestre

Setor de serviços tem desaceleração no 2º trimestre e impacta na previsão do PIB PEXELS

Com os juros ainda em alta e a inflação impactando o mercado e o bolso dos brasileiros, a atividade econômica do país entrou no segundo trimestre do ano com sinais de desaceleração.

Com a recente divulgação de desempenho do setor de serviços relativo a abril de 2022 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi possível comparar o desempenho de abril com março, que teve o volume do principal segmento da economia nacional avançando em somente 0,2%, contra 1,4% registrado no fim do primeiro trimestre.

O resultado apresentou uma queda também quando comparada às estimativas do mercado financeiro, que projetavam uma elevação de 0,4%, para o quarto mês do ano.

O IBGE também divulgou, separadamente, o resultado das vendas do comércio varejista, que cresceu 0,9% em abril em sua quarta alta consecutiva (porém a mais tímida até o momento).

A produção industrial, por sua vez, teve um aumento de 0,1%. Embora tenha crescido, a elevação vem bem reduzida em comparação ao crescimento de 0,7% em fevereiro e 0,6% em março.

Especialistas indicam que o aumento dos juros encarece o consumo de bens e serviços, além da falta de certos insumos que também contribuem para o aumento dos preços.

Com esses resultados, o Produto Interno Bruto (PIB) deve registrar neste segundo trimestre um crescimento de apenas 0,5% contra o resultado do primeiro trimestre de 1%.

A antecipação do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o saque-extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ainda devem movimentar a economia até o fim de junho, possibilitando a melhora do quadro atual.

Nesta quarta-feira (15) o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), deve anunciar o novo patamar da Taxa Selic, taxa básica de juros do país, após sua quarta reunião do ano, influenciando diretamente nos resultados da economia nos próximos 45 dias.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.