x

GOLPE

Conheça novo golpe que pede taxa para regularizar CPF em nome da Receita Federal

Receita Federal alerta para novo golpe, utilizando falsamente o órgão, que cobra taxas para regularização do documento.

23/06/2022 11:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Receita alerta sobre novo golpe que envolve a regularização de CPF

Conheça novo golpe que pede taxa para regularizar CPF em nome da Receita Federal Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal do Brasil (RFB) emitiu um comunicado para alertar os cidadãos sobre um novo golpe que está sendo aplicado em seu nome, que envolve uma suposta regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

De acordo com a RFB, vários contribuintes têm recebido mensagens falsas via WhatApp, SMS e e-mail, na qual são avisados sobre uma irregularidade no CPF que precisa ser resolvida. Na mesma mensagem, um link é enviado induzindo a pessoa a pagar uma falsa taxa para fazer o acerto do documento.

No contato dos criminosos, eles utilizam vários recursos para confundir os cidadãos, como as cores da Receita, o uso da bandeira nacional e ainda se identificam como se fossem da própria “Receita” e falam sobre o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) .

A Receita alerta aos contribuintes que não faz esse tipo de contato, que os alertas enviados pelo órgão oficial não tem qualquer link de acesso e que não existem taxas para a regularização do CPF que tenha pendências.

A regularização de CPF pode ser feita gratuitamente pelo site oficial da Receita Federal. Ao entrar no site, o contribuinte deve selecionar a opção 'Meu CPF', em que encontrará orientações sobre como corrigir sua situação cadastral de acordo com a irregularidade no sistema..

Em casos denunciados ao órgão, os valores cobrados pelos golpistas variam entre R$170 e R$275, e dependendo da situação, ainda são cobradas novas taxas para “outros acertos pendentes”. 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.