x

ANATEL

Contra robôs, chamadas de até 3 segundo gratuitas são retiradas pela Anatel

A medida tem como objetivo barrar o crescimento das chamadas automáticas, conhecidas como robocalls.

24/06/2022 12:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Anatel acaba com ligações grátis de até 3 segundos

Contra robôs, chamadas de até 3 segundo gratuitas são retiradas pela Anatel Pexels

Foi retirado na última terça-feira (21) a gratuidade de ligações com menos de três segundos, dando sequência às ofensivas contra o telemarketing abusivo.

A decisão busca impedir o crescimento das chamadas automáticas. Essas ligações são feitas automaticamente por computadores, robôs, que disparam diversas ligações por dia por um mesmo número, em geral fornecido pelas operadoras.

A partir de agora, as operadoras poderão cobrar por ligações atendidas já a partir do primeiro segundo.

A medida integra uma série de ações do órgão nos últimos meses para conter ligações indevidas e a prática do telemarketing abusivo.

No início do mês de junho deste ano, a Anatel determinou que as teles deveriam enviar a lista de empresas que geraram a partir de 100 mil chamadas por dia de até 3 segundos.

Essas instituições seriam alertadas para cessarem a prática sob pena de bloqueio e multa, que pode chegar a R$50 milhões.

As teles, então, devem começar a bloquear esse tipo de usuário e passar a informar a agência reguladora quinzenal sobre os bloqueios feitos e novos números suspeitos.

Também neste mês, o prefixo 0303 passou a ser obrigatório nas ligações de telemarketing ativo, para vendas de produtos ou serviços, feitas por telefone fixo.

Desde o dia 10 de março, as operadoras foram obrigadas a adotar a medida em chamadas de celulares.

O conselho da agência aprovou no último dia 21 uma proposta de resolução que reduz e simplifica a carga regulatória do setor.

A chamada Guilhotina Regulatória revogou 44 dos 280 regulamentos vigentes na Anatel.

Entre os normativos suspensos está a distribuição de listas telefônicas gratuitas pelas concessionárias da telefonia fixa.

De acordo com o membro do conselho e relator da proposta, Vicente Aquino, disse que a resolução vai proporcionar simplificação, transparência e desincentivar a prática do telemarketing abusivo.

Segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, uma série de entulhos regulatórios, que não são mais aderentes à atualidade nem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) , foram eliminados.

Leia mais

Prefixo 0303 passa ser obrigatório para ligações de telemarketing de números fixos

Com informações da Folha de S. Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.