x

FGTS

Golpistas pegam valores do FGTS de trabalhadores; veja como evitar

Criminosos têm invadido o aplicativo da Caixa Tem e pegado valores do FGTS de trabalhadores.

12/07/2022 15:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
FGTS: saque extraordinário vira alvo de golpistas

Golpistas pegam valores do FGTS de trabalhadores; veja como evitar Pexels

Golpistas estão realizando saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de trabalhadores pelo aplicativo Caixa Tem. 

O saque extraordinário, que começou no mês de maio, permite sacar até R$ 1 mil do FGTS. Para realizar o golpe, criminosos têm invadido o aplicativo da Caixa. Eles costumam enviar mensagens falsas por SMS informando que a senha do aplicativo expirou e disponibilizando um link que leva a um website falso semelhante ao do banco.

Ao digitar a senha no referido site falso, o cliente fornece aos criminosos o login e a senha do seu aplicativo.

Como evitar o golpe

Para evitar o golpe, o usuário não deve clicar em links recebidos via WhatsApp ou SMS, por mais que pareçam verdadeiros. 

Em caso de dúvidas, o usuário pode acessar o aplicativo diretamente pelo telefone, sem clicar em nenhum link. 

Por fim, evite receber ajuda de terceiros e recorra aos funcionários do banco nos horários em que a agência estiver aberta.

Outra dica importante é, para quem ainda não tiver feito o cadastro no Caixa Tem, realizá-lo o mais rápido possível. Durante o golpe, muitos dos bandidos utilizam e-mails e telefones de terceiros para finalizar o cadastro. 

Ou seja, o ideal é manter seus dados atualizados para que isso não aconteça. Outra forma de se proteger é, sempre que o dinheiro cair na conta do Caixa Tem, transferi-lo de imediato para outra conta.

Como comprovar

Se o cidadão cair no golpe deverá coletar indícios de que não foi ele quem sacou a quantia do FGTS. 

Para isso, é importante fazer capturas de tela que confirmem as divergências nos dados ou do extrato.

Além disso, entre em contato com a Caixa Federal ou vá em uma agência física para buscar uma solução. A Caixa tem um canal exclusivo para denúncias, pelo número 0800 512 6677.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.