Os trabalhadores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) anunciaram que a partir do dia 10 de agosto irão iniciar uma nova greve.
Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas Processamento de Dados Serviços Inf Similares (Fenadados), a estatal ofereceu apenas 6,06% de reajuste, o que representa metade das perdas com a inflação para o período da data-base.
A decisão foi confirmada no Distrito Federal, Pernambuco, Pará, Ceará e Rio Grande do Sul, Piauí, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.
A última tentativa de acordo com a direção do Serpro foi em 26 de julho. Nela, ficou acordada a renovação por mais 30 dias do acordo coletivo vigente. Uma próxima reunião de negociação está marcada para 15 de agosto.
Serpro
Criada em 1964, o Serpro é a empresa estatal responsável por administrar o maior banco de dados do país. É nela, que estão armazenadas informações sobre todos os cidadãos brasileiros.
Associada ao Ministério da Fazenda, a empresa foi criada com o intuito de modernizar os processamentos de dados e sistemas da administração pública da União, a fim de armazenar e concentrar todas as informações em único lugar.
Ao longo dos anos, o Serpro se tornou responsável por implementar soluções e serviços para diversos órgãos públicos em âmbito federal, estadual e municipal.
Entre esses serviços estão: Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH), APIs do CPF, CNPJ e Nota Fiscal Eletrônica (NFe), entre outros.