Nesta sexta-feira (23), a Receita Federal do Brasil (RFB) libera a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (IRPF).
Quem ainda tiver valores pendentes de ressarcimento, poderá consultar se foram incluídos no 5º lote de acertos da autarquia a partir das 10h.
Este é o último lote de restituição previsto para este ano e quem tiver valores devidos, receberá o pagamento na próxima sexta-feira (30), último dia útil de setembro.
Os primeiros lotes da restituição deste ano foram pagos em 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho e em 31 de agosto, e 17,3 milhões contribuintes receberam o depósito.
O último lote de ressarcimentos está previsto para o final de setembro, incluindo aqueles que demoraram mais tempo para enviar o IRPF neste ano.
Como consultar o quinto e último lote da restituição
Para conferir se a restituição está disponível, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A consulta também poderá ser feita pelo aplicativo oficial da Receita, disponível para tablets e smartphones, que consulta diretamente no sistema do órgão sobre a liberação das restituições, e ainda a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Acerto do pagamento
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.
Se por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá fazer o requerimento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".