x

Nova Autarquia

ANPD é aprovada no Senado como autarquia e texto segue para sanção presidencial

Tranformação da ANPD em autarquia dá autonomia administrativa e financeira para órgão fiscalizador da Lei Geral de Proteção de Dados.

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
ANPD: Senado aprova transformação em autarquia

ANPD é aprovada no Senado como autarquia e texto segue para sanção presidencial PxHere

Foi aprovada no Senado, nesta terça-feira (19), a Medida Provisória (MP) que dá autonomia financeira e administrativa para a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

A transformação em autarquia ainda precisa ser aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro até o próximo dia 24 ou perderá a validade.

Com a sanção, a ANPD passa a ter liberação para que funcione como instituição fiscalizadora dos assuntos relacionados à proteção de dados, já que deixa de ser subordinada à Presidência.

A nova autoridade mantém praticamente intacta a estrutura da ANPD, inclusive prevê a transição de seus funcionários para a nova entidade, que passa a atuar de forma semelhante a uma agência reguladora.

Foram apresentadas 30 emendas ao texto e todas rejeitadas pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), que avaliou que elas tratavam de temas estranhos ou incompatíveis com a medida provisória. Assim, o texto não precisará retornar mais uma vez para apreciação da Câmara dos Deputados.

Mudanças na ANPD

O texto aprovado também cria uma Procuradoria do órgão. Além disso, a mudança também pode ajudar o país a conseguir entrar em órgãos internacionais, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que exige maior fiscalização nesta área.

A criação da nova autoridade teve apoio, por exemplo, do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD), entidade que atua sobre o tema.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já previa a criação do novo órgão que dava prazo de até dois anos para o governo federal avaliar a transformação da ANPD em autarquia.

Além de ter poder ativo para fiscalizar problemas com a proteção de dados, a autoridade também pode ser acionada por qualquer um que tenha, por exemplo, informações sobre si vazadas de forma irregular.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies