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Saiba o que é e como funciona a SED e quais são as suas vantagens

A Secretaria Escolar Digital facilita a vida de alunos e professores, no qual é possível consultar as informações escolares. Confira o artigo completo aqui.

07/12/2022 15:30:02

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SED: o que é, como funciona e vantagens

Saiba o que é e como funciona a SED e quais são as suas vantagens Foto: Freepik

A SED (Secretaria Escolar Digital) é uma plataforma virtual que surgiu para facilitar e agilizar todos os serviços que envolvem a administração escolar, de professores, alunos e responsáveis.

De forma rápida, segura e eficiente, a plataforma promove a inclusão digital e mudanças de hábitos. Além disso, todos têm acesso a mensagens, lembretes e diversas informações úteis.

Com isso, você pode se conectar em qualquer computador ou notebook, executar os seus serviços e salvar o servidor da Secretaria da Educação de São Paulo.

Que tal saber como funciona a consulta SED? Como verificar a SED boletim? Como usar a SED rematrícula? E quais são as suas vantagens?

Neste artigo, responderemos às perguntas anteriores e tiraremos as suas dúvidas sobre essa plataforma de educação.

O que é a SED?

A SED (Secretaria Escolar Digital) é uma plataforma online da Educação, desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo. Ela oferece vários serviços para alunos e professores da rede estadual paulista.

Pela plataforma, é possível os alunos terem acesso ao:

  • Boletim Escolar online;
  • Cadernos do aluno;
  • Notas do semestre;
  • Ocorrências registradas na escola;
  • Consultar avaliações;
  • Calendário de eventos.

Já as escolas e diretorias de ensino, poderão utilizar o portal para acompanhar a atribuição de aulas em cada unidade de ensino, emitir comunicados aos funcionários, agendar reuniões, por exemplo.

Além disso, os professores também têm acesso ao aplicativo, que permite o acompanhamento sobre as faltas de cada um dos alunos em tempo real.

Para que serve a SED?

A SED tem o objetivo de coletar os dados escolares da rede pública, integrando escolas estaduais e municipais. 

Ela é indicada para todos os alunos, responsáveis e professores de anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Como funciona a SED: entenda

Confira a seguir algumas informações úteis para acessar a plataforma e suas funções sem precisar ir até à instituição escolar ou ligar pelo telefone SED.

Como criar um usuário?

Para criar um usuário na plataforma, é necessário acessar o Portal de Atendimento e clicar em Entrar.

Se você for servidor estadual ou aluno, utilize a sua conta de e-mail institucional e siga os passos 2A e 2B. Caso seja responsável pelo aluno ou funcionário de outras redes, siga os passos 2C e 2D para fazer o seu cadastro com um e-mail particular.

Você também pode acessar o site da Secretaria Escolar Digital e clicar em “Obtenha seu primeiro acesso” na página inicial da página.

Na tela seguinte, preencha com seu CPF e data de nascimento e clique em “Enviar”. Em seguida, preencha todas as informações solicitadas para criar o seu usuário.

Como os alunos podem entrar na plataforma?

Os alunos podem acessar o SED com o número do SED RA ou RA (Registro do Aluno) + dígito do RA + UF do RA e a senha inicial que, normalmente, é a data de nascimento.

para que serve o sed

Foto: Freepik

Como os responsáveis podem entrar na plataforma?

Para entrar na plataforma, os responsáveis precisam acessá-la com login e senha. Em seguida selecione o perfil e clique no menu “Informação dos Alunos”, depois em “Responsável”.

Clique em “Cadastrar novo Responsável” e preencha todos os dados do responsável que deseja cadastrar. Finalize clicando em “Cadastrar Responsável” para registrar os dados.

Para acessar, basta informar o número do RG + dígito do RG + UF do RG.

Rematrícula online

O processo de rematrícula deve ser feito acessando o site da Secretaria Escolar Digital, seguindo os seguintes passos:

  • Acesse a Área do responsável;
  • Clique em Gestão Escolar;
  • Em seguida, clique em Matrícula.
  • Depois, clique em Rematrícula.

Vantagens da SED

A tecnologia é fundamental para manter uma Secretaria Escolar Digital, pois melhora a prestação de serviços, reduz custos e aumenta a produtividade.

Confira aqui as principais vantagens da SED:

Acompanha o desempenho de alunos

Pela plataforma digital, é possível verificar o histórico escolar dos alunos, o desempenho em cada disciplina e o registro das notas.

Além disso, também é possível administrar protocolos, certificados, matrículas, notas, mapas de presença, documentos financeiros e muito mais.

Armazena arquivos digitais na nuvem

Todos os fluxos de trabalho são compartilhados sem a necessidade de um controle manual dos processos. 

Assim, os documentos, planilhas e relatórios ficam armazenados na nuvem e com fácil acesso para consulta.

Fazer matrícula e rematrícula online

A Secretaria Escolar Digital possibilita que seja feita a matrícula e rematrícula de maneira online. 

Com isso, evita-se o deslocamento até a escola e as filas para fazer todo o processo.

Consultar todos os documentos a hora que quiser

A plataforma permite que seja feita a consulta de todos os documentos escolares a hora que desejar e de qualquer lugar.

Assim, alunos, pais e professores podem fazer um controle com mais facilidade de todos esses documentos.

Mais automação e otimização

Com uma plataforma online que gerencia todos os documentos de gestão escolar de uma instituição, todos os processos são automatizados.

Além disso, ocorre uma otimização de tempo que pode ser utilizado com outros assuntos que precisam da presença de professores e da diretoria, por exemplo.

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Foto: Freepik

Conclusão

O mundo agora é digital e a área de educação não poderia ficar de fora. Com a 

SEDUC (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) e a SED educação, todo a administração do acervo escolar da instituição e da vida escolar dos alunos podem ser acompanhadas com mais facilidade.

Além disso, ainda existe o apoio de outra plataforma que também auxilia instituições escolares que é a SED CAEd. Ela busca apoiar redes públicas de ensino na aplicação e no uso de avaliações educacionais.

Percebeu como administrar todos os documentos de um acervo escolar pode ser muito mais ágil quando feito pela SED? 

Se você quer sempre ficar por dentro das novidades do mundo da tecnologia, então acompanhe o blog do nosso Portal Contábeis. Você também encontrará por lá vários podcasts sobre carreira. 

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