x

QUEBRA DE SIGILO

Receita Federal: auditoria revela quebra de sigilo de servidores que acessaram ilegalmente dados de pessoas públicas

Auditoria revela que foram instaurados oito processos administrativos para lidar com as quebras de sigilo, que aconteceram entre 2018 e 2020.

06/03/2023 11:15:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Auditoria revela quebra de sigilo dentro da Receita Federal

Receita Federal: auditoria revela quebra de sigilo de servidores que acessaram ilegalmente dados de pessoas públicas

Uma auditoria dentro da Receita Federal revelou que, entre 2018 e 2020, foram instaurados oito processos administrativos contra servidores da autarquia que acessaram sem autorização legal os dados de pessoas físicas da base do órgão. 

Entre as informações, estavam o valor do Imposto de Renda (IR) pago, para quem foi pago e endereços, por exemplo.

Das oito ações, seis miravam pessoas politicamente expostas. Dentre elas, estão integrantes do Congresso Nacional e do governo federal. Os integrantes do Poder Judiciário não entram nessa conta.

Como consequência, pelo menos quatro funcionários foram suspensos e outros quatro processos estão em andamento.

Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, personalidades como a cantora Anitta, o apresentador Luciano Huck e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão entre as pessoas públicas que foram buscadas dentro do sistema da Receita Federal.

Procurada pelo portal CNN, a Receita Federal declarou que todos os acessos ao portal do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) são rastreáveis, sendo possível saber quem acessou e o que fez. A entidade promete aperfeiçoar o sistema neste ano.

A autarquia ainda afirma que até o dia 31 de março será restringido os servidores que podem acessar os dados sensíveis.

“A Receita realizará auditoria nos controles de segurança de acesso aos dados internos neste ano, conforme Plano Anual de Auditoria Interna”, explica.

Com informações CNN

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.