x

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA

BPC deve ter fila reduzida devido à integração tecnológica entre a Previdência e Desenvolvimento Social

O governo federal busca ampliar a eficiência do processo para acelerar o acesso ao direito definido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

08/03/2023 14:30:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Governo anuncia redução na fila de concessão do BPC

BPC deve ter fila reduzida devido à integração tecnológica entre a Previdência e Desenvolvimento Social

A concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , deve passar por uma atualização e sua fila de espera pode ser reduzida devido à integração tecnológica entre os ministérios da Previdência Social e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O acordo foi discutido pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi e pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, em reunião nesta segunda-feira (6), em Brasília (DF).

Com a operacionalização do benefício realizada pelo INSS a partir do acesso aos dados fornecidos pelo MDS, que faz a gestão e a regulação por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o governo federal busca ampliar a eficiência do processo para acelerar o acesso ao direito definido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

“O INSS e o MDS estão dialogando para viabilizar uma troca de informações mais rápida e segura. Com isso, criaremos soluções para entregar, a cada dia, mais cidadania para os brasileiros de cada cidade do nosso Brasil. Priorizar o povo é uma missão do governo Lula”, afirmou Lupi.  

“Estamos integrando as equipes para encontrar soluções, reduzir filas dos dois lados, com maior segurança na área do BPC, com melhores resultados e eficiência”, acrescentou Wellington Dias.

O que é o BPC?

O BPC consiste na transferência de renda mensal no valor de um salário mínimo a pessoas com 65 anos de idade ou mais e a pessoas com deficiência de qualquer idade que tenham impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que impossibilitem a participação de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Leia mais

Consignado do BPC: modalidade autorizada no governo passado é oficialmente suspensa pelo INSS

Com informações Gov.br

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.