x

IMPOSTO DE RENDA

Principais tópicos do Imposto de Renda serão transmitidos por 24 horas pelo CRC de Goiás

De forma gratuita, experiência é inédita no país e traz nomes como o do auditor da Receita Federal em Goiânia, Jorge Martins que, na ocasião, apresentará o programa do IRPF, novidades e tira-dúvidas dos contribuintes.

13/03/2023 17:30:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Principais tópicos do IR serão transmitidos

Principais tópicos do Imposto de Renda serão transmitidos por 24 horas pelo CRC de Goiás Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

De forma gratuita e inédita, profissionais da contabilidade e contribuintes de todo o país poderão conhecer, na íntegra, as principais novidades do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) deste ano.

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), com o apoio do Sescon-Goiás e Receita Federal em Goiânia (RFB), realiza no próximo dia 20 de março, às 6h a 1ª Jornada Contábil CRCGO: Imersão no Imposto de Renda 2023.* Pelo canal no YouTube da entidade, a transmissão se encerra às 5h59 da terça-feira (21).

Durante as 24 horas de conteúdo técnico, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel e o vice-presidente administrativo, Henrique Ricardo recebem o auditor fiscal da RFB, Jorge Martins.

Na ocasião, Martins apresentará sobre as principais novidades do IRPF, bem como o calendário do imposto, 15 de março a 31 de maio, a declaração pré-preenchida e prioridade para quem optar por receber a restituição por Pix.

O auditor fará ainda o preenchimento dos formulários de forma prática, demonstrando ao público-alvo a forma correta de inserir informações no portal e-Cac da RFB, evitando erros e penalidades com o fisco.

A iniciativa, segundo a presidente do CRCGO, tem como principal objetivo reforçar a missão institucional da entidade no que diz respeito ao ensino da formação profissional e disseminar conhecimento a toda a população.

“Ocasiões em que os contadores atuam no IRPF e pessoas físicas que são obrigadas a declarar nos chama atenção anualmente. São dúvidas e questionamentos que sempre surgem neste período e é de nossa responsabilidade, junto com os parceiros da Receita Federal, que a educação continuada seja aplicada. Nosso objetivo é levar de forma mais acessível e abrangente esse conhecimento ao maior número de público possível. Por isso, deixaremos o evento disponível em nosso canal, para que todos que tenham interesse possam assistir a qualquer momento”, afirma Sucena Hummel.   

Imposto solidário

Outro objetivo do CRCGO é enfatizar ao público do evento sobre a possibilidade de destinar até 6% do imposto devido para instituições devidamente cadastradas no Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e o Fundo do Idoso. Para dialogar e orientar sobre o tema, o Conselho apresenta a temática às 15h.

Em Goiás, foram realizadas mais de 6 mil doações referentes ao ano-calendário de 2022, conforme dados da RFB em Goiânia, gerando um valor de R$ 10,21 milhões convertidos em ajuda aos fundos. Esse valor equivale a menos de 4% do total do potencial que os fundos poderiam ter recebido caso todos os contribuintes se mobilizassem e fizessem a destinação.

O objetivo do CRCGO é de aumentar as doações para que o Estado seja referência em território nacional.

Atividade do produtor rural

Práticas de plantio, colheita, criação de gado, extração e exploração vegetal e animal são consideradas atividade rural e deve ser declarada no IRPF pelo produtor rural. Um dos temas mais complexos que envolve a prestação de contas com o órgão requer atenção do público do campo quanto às suas principais leis, normas, prazos e multas.

Outro ponto em que esse estilo de contribuinte deve se atentar é em relação a qual categoria o produtor ou a propriedade se encaixa.Para sanar todos os detalhes que envolvem o tema, o CRCGO destinará mais de duas horas completas para o assunto.

Ainda entre as dúvidas, os palestrantes detalham sobre procedimentos para informar rendimentos e gastos, além de procurar um contador habilitado e de confiança. Além de declarar o IR, os produtores rurais devem preencher a ficha de atividade rural para informar os dados do imóvel, receitas, movimentação de rebanho e dívidas.

O vice-presidente do CRCGO reitera que o projeto aborda ainda subtemas do tributo, como a Obrigatoriedade de Entrega da Declaração de Ajuste; Malhas Fiscais:

  • Cruzamento de Informações Entregues nas Obrigações Acessórias;
  • Erros Comuns ao Preencher a Declaração;
  • Regularização de Pendências de Declarações Retidas na Malha Fina;
  • Declaração de Bens e dívidas;
  • Ganho de Capital;
  • Distribuição de lucro;
  • Como Declarar Espólio,
  • Aplicações Financeiras no Imposto de Renda: renda fixa e variável.

Durante a madrugada, o período será reservado para veicular dúvidas dos contribuintes que serão esclarecidas pelo o auditor da RFB, Jorge Martins.

Cronograma 1ª Jornada contábil CRCGO

06h – Abertura da 1ª Jornada contábil CRCGO: Defasagem na Tabela do Imposto de Renda - Presidente do CRCGO, Sucena Hummel e vice-presidente Administrativo, Henrique Ricardo;

08h - Apresentação do Programa do Imposto de Renda da Pessoa Física em 2023 - Auditor Fiscal da Receita Federal em Goiânia, Jorge Martins;

12h – Break;

12h15 - Obrigatoriedade de Entrega da Declaração de Ajuste – Conselheiro do CRCGO, José Gilmar, conselheiro do CRCGO, Danilo Dutra e o conselheiro fiscal da Agocicon e ex-presidente do CRCGO, Edson Bento;

14h - Malhas fiscais: Cruzamento de Informações Entregues nas Obrigações Acessórias; Erros Comuns ao Preencher a Declaração; Regularização de Pendências de Declarações Retidas na Malha Fina – conselheira do CRCGO, Ivone Vieira, auditor de tributos, Lucas Morais, advogada tributarista, Luzimar Morais;

15h - Destinação do Imposto de Renda aos Fundos das Crianças e Adolescentes e da Pessoa Idosa – Vice-presidente Administrativo, Henrique Ricardo, vice-presidente de Registro do CRCGO, Marcelo Cordeiro e o auditor fiscal da Receita Federal em Goiânia, José Aureliano Receita;

16h - Declaração de Bens e dívidas – Conselheiro do CRCGO, Antônio Humberto;

17h - Ganho de Capital e Distribuição de lucro – Vice-presidente de Ética e Disciplina do CRCGO, Francisco de Assis e o conselheiro do CRCGO, José Gilmar;

18h - Atividade Rural – Delegado do CRCGO, José Maria, contadora Albertina Alves e o contador João Emílio Valongo;

20h - Livro Caixa Profissional Liberal e Carnê Leão – Conselheiro do CRCGO, Francisco Canindé Lopes e a coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista do CRCGO, Maria Luzia;

21h – Como Declarar Espólio – Conselheiro do CRCGO, José Alvarenga e o contador e ex-presidente do CRCGO, Liviel Floresta;

22h – Break;

22h15 - Declaração de Saída Definitiva do País: Pessoa Física equiparada a pessoa jurídica; Variação Patrimonial - contador e ex-presidente do CRCGO, Liviel Floresta;

23h - Aplicações Financeiras no Imposto de Renda: Renda Fixa e Variável – Contadora e auditora, Vivian Pinheiro;

00h – Declaração em Separado ou Conjunto; Rendimentos Tributáveis; Recebidos Acumuladamente; Isentos; Não Tributáveis e Tributáveis Exclusivo na Fonte – Presidente do CRCGO, Sucena Hummel e o presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido;

02h – Tira Dúvidas: IRPF 2023 - Auditor Fiscal da Receita Federal em Goiânia, Jorge Martins *Comunicação CRCGO.

Com informações da Comunicação CRCGO

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.