x

TECNOLOGIA

Uso do blockchain na contabilidade: quais são os principais benefícios?

Confira o que é o blockchain e formas de usar essa segurança extra na prática dentro do escritório contábil.

15/04/2023 10:00:09

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
5 formas de usar o blockchain na contabilidade

Uso do blockchain na contabilidade: quais são os principais benefícios?

A tecnologia do blockchain, muito utilizada nas transações de criptomoedas, é um livro-razão imutável compartilhado, em uma versão digital, que facilita o processo de registro de transações e de controle de ativos em uma rede de negócios.

O uso do blockchain na contabilidade é uma maneira de elevar o nível de segurança no registro e tramitação de dados, bem como de aprimorar os processos realizados nesse setor.

Na rede do blockchain podem ser realizados registros dos mais diferentes tipos de transações e operações, sejam elas financeiras ou não.

Segurança do blockchain para a contabilidade

Uma das principais características da rede do blockchain é a imutabilidade, visto que uma vez que algo é registrado e validado torna-se impossível ser alterado, até mesmo por quem o criou.

Essa tecnologia também vem sendo amplamente utilizada por conta da extrema segurança que oferece. Isso acontece porque cada bloco que a forma recebe o registro de data e hora que foi validado, além de carregar criptografado os seus próprios dados e informações e do seu antecessor.

Assim, mesmo que seja acessado em um possível ataque hacker, os registros não podem ser alterados ou furtados, já que, para isso, é preciso desvendar a criptografia de todos os blocos que formam a rede, e não apenas de um.

Por todas essas características que explicam o que é blockchain, é que essa tecnologia está sendo cada vez mais utilizada nos mais variados setores econômicos. 

Quanto ao uso do blockchain na contabilidade, algumas das aplicações podem ser o armazenamento mais seguro dos registros contábeis, proteção contra ataques cibernéticos, agilidade nos processos, entre outros.

Qual pode ser o uso do blockchain na contabilidade?

Ainda que não totalmente explorado no momento, o uso da blockchain na contabilidade tem se mostrado amplo e bastante promissor.

Entre as tendências do blockchain na contabilidade, algumas das que mais se destacam são:

  • Processos de auditoria mais precisos e otimizados;
  • Substituição do livro-razão por uma versão digital muito mais segura;
  • Criação de um sistema de armazenamento de dados compartilhado;
  • Aumento da proteção dos dados registrados;
  • Potencial de redução da burocracia dos processos contábeis.

Processos de auditoria mais precisos e otimizados

Ainda que todos os registros feitos em uma rede blockchain sejam invioláveis, eles são extremamente transparentes. Na prática, isso significa que eles podem ser consultados a qualquer tempo, sem o risco de serem modificados.

Considerando que todas as informações presentes nos blocos recebem a data e a hora que foram validados, é muito mais fácil comprovar a titularidade de uma operação, quem são os responsáveis, entre outros dados. Isso aumenta a confiabilidade e a credibilidade do que está sendo transacionado.

Substituição do livro-razão por uma versão digital muito mais segura

Uma rede blockchain nada mais é do que um grande livro-razão digital. Por conta disso, seu uso na contabilidade tende a substituir a versão tradicional que é utilizada até então.

Ao utilizar a blockchain para essa finalidade, garante-se a total integridade dos registros contábeis e financeiros, as quais, uma vez inseridas nos blocos, não podem mais ser alteradas.

Dessa forma, se houver a necessidade de algum ajuste ou modificação do que foi registrado, um novo bloco precisa ser criado, mantendo o anterior da mesma forma que estava.

Criação de um sistema de armazenamento de dados compartilhado

Outra importante forma de uso do blockchain na contabilidade é que essa forma de armazenamento elimina a necessidade de as partes envolvidas em uma operação registrarem informações sobre ela em sistemas distintos.

Considerando que essa tecnologia é descentralizada, ou seja, não pertencente a nenhuma empresa, entidade ou órgão governamental, é possível compartilhar todas as informações contidas nela de maneira totalmente transparente e segura.

Aumento da proteção dos dados registrados

O uso do blockchain na contabilidade também eleva a segurança dos processos que são realizados nessa rede.

Como dissemos, cada bloco que forma essa cadeia carrega consigo seus próprios dados e os dados dos seus antecessores. Ou seja, não basta acessar apenas um para tentar obter alguma informação, é preciso acessar todos.

No entanto, cada um desses blocos está criptografado, o que significa que é preciso quebrar essa barreira, de cada um deles, para conseguir acesso ao que eles guardam.

Assim, ainda que seu conteúdo seja visível, não há maneiras de ele ser alterado ou furtado.

Potencial de redução da burocracia dos processos contábeis

A partir do momento em que o uso do blockchain na contabilidade se amplifica, e que os órgãos governamentais e fiscalizadores reconhecerem o valor e a aplicabilidade dessa rede, a tendência é que os processos contábeis se tornem bem mais eficientes e menos burocráticos.

Autenticação de documentos e o processo de abertura de empresa (emissão de CNPJ) , por exemplo, poderão se tornar mais dinâmicos, já que os registros de informações serão feitos de forma mais transparente e sem o risco de serem adulterados e/ou falsificados.

Quais são os benefícios da blockchain na contabilidade?

O controle de rotinas contábeis se tornará muito mais eficiente com o uso da tecnologia blockchain nesse setor.

Entre os benefícios que podem ser obtidos com esse recurso estão:

  • Aumento da segurança no registro de dados e no compartilhamento de informações;
  • Redução da burocracia de diversos processos;
  • Mais transparência nas operações;
  • Aumento da confiabilidade dos dados gerados e transacionados.

Com informações NFE. io

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.