x

Prorrogação

Entidades contábeis solicitam prorrogação da ECD e ECF à Receita Federal

De acordo com as entidades, os profissionais contábeis estão com sobrecarga de trabalho.

14/04/2023 09:00:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Entidades contábeis pedem prorrogação da ECD e ECF

Entidades contábeis solicitam prorrogação da ECD e ECF à Receita Federal

Entidades contábeis do Estado de São Paulo enviaram um ofício à Receita Federal na última terça-feira (11) para solicitar a prorrogação dos prazos de entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD) e da Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

De acordo com o documento, os profissionais contábeis estão sobrecarregados de trabalho devido à entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) , que, neste ano, é até 31 de maio.

Além disso, o prazo de entrega do IRPF coincide com a data limite de transmissão da ECD, “o que além de gerar uma  demanda excessiva para as empresas de serviços contábeis, poderá acarretar instabilidade do site da RFB para o recebimento dessas obrigações.”

As entidades também destacam que a ECD possui ligação direta com a ECF, ou seja, 

há informações que necessitam estar em uma obrigação, para que a outra seja processada.

Portanto, pede a prorrogação de ambas as declarações para 30 de junho e 31 de agosto de 2023, respectivamente.

Ao final do documento, as entidades reforçam que as medidas garantem segurança jurídica ao contribuinte e consequentemente, informações precisas ao Fisco. 

“Trata-se da racionalização do calendário para cumprimento das obrigações acessórias, com base na razoabilidade e na proporcionalidade.”

Entre as entidades que participaram do ofício estão Sescon-SP, CRCSP, Sindcont-SP, Fecontesp, Ibracon, Academia Paulista de Contabilidade, ANEFAC, APEJESP e Aescon-SP.

Confira o ofício na íntegra.

Leia mais

ECD e ECF: conheça as diferenças destas obrigações

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.