x

Erro

DeSTDA: contadores relatam erros ao transmitir o arquivo

Profissionais relatam erro 2003 ao transmitir a DeSTDA; veja o que fazer.

20/04/2023 14:00:07

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
DeSTDA: veja o que fazer quando ocorre erro na transmissão

DeSTDA: contadores relatam erros ao transmitir o arquivo

Usuários do fórum do Portal Contábeis têm relatado erros ao transmitir a Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA) .

A declaração deve ser entregue pelas empresas do Simples Nacional que realizaram operações de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com substituição tributária, antecipação ou diferencial de alíquota. E em alguns Estados é obrigatória a apresentação da DeSTDA mesmo sem essas operações, a chamada declaração sem movimento.

De acordo com a consultora tributária Jô Nascimento, o preenchimento deve ser feito por meio do aplicativo Sistema Eletrônico de Documentos e Informações Fiscais do Simples Nacional (SEDIF-SN). E o arquivo digital deve ser enviado até o dia 28 do mês subsequente ao encerramento do período de apuração, ou quando for o caso, até o primeiro dia útil seguinte.

No entanto, com a instabilidade do programa tem impossibilitado os contribuintes de enviarem a declaração.

O Portal Contábeis tentou contato com o Ministério da Fazenda, que não se pronunciou até o término desta matéria.

DeSTDA

De acordo com o empresário contábil e sócio da DWC Contábil, Danilo Campos, todos os os contribuintes do ICMS optantes pelo Simples Nacional são obrigados a entregar a DesTDA, exceto: 

  • Os Microempreendedores Individuais – MEI; 
  • Os estabelecimentos impedidos de recolher o ICMS pelo Simples Nacional em virtude de a empresa ter ultrapassado o sublimite estadual, nos termos do § 1º do art. 20 da LC n. 123/2006.

Além disso, o Estado de São Paulo dispensou a Micro Empresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) da entrega da obrigação desde maio de 2018, desde que não haja valores a serem declarados no mês de referência.

“O ideal é consultar a legislação de cada unidade da federação para saber em quais estados a declaração foi dispensada”, explica Campos.

Preenchimento DeSTDA

Entre as obrigações que devem ser declaradas nos campos da DeSTDA, estão:

  • Obrigação AS = Antecipação com ou sem Encerramento – códigos: 326-9; 327-7;
  • Obrigação DA = Diferença de Alíquota – Ativo Fixo e Uso e Consumo – código: 317-8;
  • Obrigação SR = ICMS ST Operações Subsequentes e Ref. a combustíveis - códigos: 220-4; 221-2; 313-7;
  • Obrigação SE =ICMS ST Operações Antecedentes - código: 209-7;
  • Obrigação TR =ICMS ST Serviço de Transporte - código: 215-4.

Erro ao transmitir DeSTDA

Danilo Campos reforça que é importante realizar o contato com a Secretaria da Fazenda de seu Estado para informar sobre o erro na transmissão da DeSTDA.

Essa comunicação pode ser via fale conosco, chat, telefone ou até mesmo presencialmente.

“Quem não está conseguindo entregar, e já o fez em meses anteriores, é devido a uma possível atualização ou paralisação no sistema de recepção do arquivo de seu Estado. É sempre bom guardar evidências e protocolo de atendimento sobre o erro encontrado”, orienta.

Segundo ele, se houver penalidades pela entrega em atraso, o profissional contábil poderá solicitar junto a Sefaz de seu Estado o cumprimento de tal obrigação acessória sem qualquer prejuízo para a empresa. 

“O profissional pode se defender e suspender uma possível infração gerada automaticamente pelo sistema da DeSTDA”, aconselha.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.