x

Restituição

IRPF: como saber se estou no primeiro lote da restituição?

O primeiro lote da restituição do IRPF começa a ser pago no dia 31 de maio.

23/05/2023 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IRPF: saiba quem vai receber a restituição no 1º lote

IRPF: como saber se estou no primeiro lote da restituição?

A Receita Federal vai abrir, nesta quarta-feira (24), a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023. O pagamento será liberado no dia 31 de maio. Ao todo, 4,13 milhões de contribuintes serão contemplados, somando R$ 7,5 bilhões.

A ordem de pagamento ocorre de acordo com os contribuintes que têm prioridade por lei, sendo 246 mil idosos acima de 80 anos, 2,46 milhões com idade entre 60 e 79 anos, 163,9 mil com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 1,05 milhão de pessoas, cuja maior fonte de renda é o magistério.

A novidade fica por conta dos 204 mil contribuintes que não possuem prioridade legal, mas entraram na lista por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição pelo Pix.

Primeiro lote de restituição

Para verificar se você será contemplado no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda, é preciso acessar o site da Receita na quarta-feira, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

A página apresenta uma consulta simplificada e uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se houver alguma pendência, o contribuinte pode retificar o documento, com a correção das informações.

Outra opção é consultar a situação das restituições no aplicativo da Receita no tablet ou smartphone.

Como receber a restituição?

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de imposto de renda, seja com número da conta, seja pela chave Pix.

Se o crédito não for transferido – pelo fato de a conta informada ter sido desativada, por exemplo –, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Passado esse prazo, se o contribuinte não tiver resgatado a restituição, deverá requerer os créditos pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Para tanto, deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, em seguida, clicar em Meu Imposto de Renda e, por último, selecionar "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.