x

IRPF

Imposto de Renda: veja quando enviar declaração incompleta é uma boa opção

Cerca de 4 milhões de contribuintes ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda.

31/05/2023 15:00:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IRPF: pode enviar a declaração incompleta?

Imposto de Renda: veja quando enviar declaração incompleta é uma boa opção

Termina nesta quarta-feira (31) o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2023, ano-base 2022. 

Até esta terça-feira (30), a Receita Federal informou que 35 milhões de declarações haviam sido enviadas, ante 39 milhões, previstas pelo Órgão.

Esses 4 milhões de contribuintes podem ter problemas se tentarem declarar na última hora, visto que é necessário juntar uma série de documentos para preencher a obrigação.

Nesses casos, enviar o documento incompleto é melhor do que não entregar. Isso evita a multa pela não entrega, que pode variar entre R$ 165,74 e 20% do imposto que deve ser pago no ano.

A recomendação é preencher pelo menos a ficha de identificação, onde o contribuinte informa dados como nome, telefone e endereço. Outro ponto importante é informar os dependentes. Além disso, é necessário informar os rendimentos recebidos de Pessoa Jurídica (PJ). 

Se não der tempo de buscar os comprovantes, o contribuinte pode repetir os valores do último ano na ficha de “Bens e Direitos”, entregar e retificar a declaração assim que possível.

Como retificar o Imposto de Renda?

No programa do Imposto de Renda para computador, clique em “Declaração” e depois em “Retificar”.

Selecione a declaração a ser corrigida. As declarações enviadas são identificadas pelo nome e CPF do contribuinte.

Se é a primeira vez que você está fazendo a retificação, basta clicar na declaração que aparece na tela. Mas se você já entregou uma declaração retificadora neste ano, selecione a última que foi enviada, que aparece como “Retificadora”.

Será criada uma cópia da declaração que foi enviada com erro na aba “Em Preenchimento”.

Abra a declaração e faça as correções necessárias. Feitos os ajustes, envie a declaração novamente.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.