x

Amamentação

Lei cria o selo Empresa Amiga da Amamentação e apoia mães trabalhadoras

Objetivo é tornar o ambiente de trabalho mais saudável e incentivar o aleitamento materno.

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empresa Amiga da Amamentação: o que é e como implementar?

Lei cria o selo Empresa Amiga da Amamentação e apoia mães trabalhadoras

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (21) a Lei 14.683/2023, que institui o selo "Empresa Amiga da Amamentação". Essa medida visa promover a implementação de iniciativas que incentivem o aleitamento materno. 

O selo poderá ser utilizado em embalagens, propagandas e outras formas de publicidade, sendo concedido pelo Poder Executivo às empresas que cumpram os requisitos estabelecidos.

A norma é a conversão do Projeto de Lei 3.635/2023, proposto pela deputada Iza Arruda (MDB-PE) e teve como relatora a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). 

De acordo com a senadora, a premiação das empresas que incentivam a amamentação com esse selo contribui para criar um ambiente de trabalho mais saudável, onde a maternidade não se torna um obstáculo para a manutenção do emprego ou para o avanço profissional.

A senadora expressou sua opinião durante a votação no Plenário, realizada em 31 de agosto, afirmando que a participação ativa das empresas é fundamental no âmbito laboral para garantir que as mães recebam o apoio e as condições necessárias para continuar amamentando após retornarem ao trabalho. Manter instalações adequadas para amamentação ou coleta de leite materno não é apenas um ato de empatia, mas também uma ação que impacta positivamente na saúde e no bem-estar dos colaboradores, refletindo na produtividade e na satisfação no ambiente de trabalho.

Para receber o selo "Amiga da Amamentação", as empresas deverão cumprir os seguintes critérios:

  • Adesão às normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e aos acordos coletivos que abordem os direitos das empregadas lactantes;
  • Manutenção de um local e condições apropriadas para permitir que as mulheres lactantes amamentem ou retirem o leite materno;
  • Promoção de campanhas internas para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, estimular doações para bancos de leite humano e informar sobre os riscos do tabagismo, consumo de álcool e uso de drogas ilícitas durante a gravidez, além de combater a automedicação;
  • Iluminação ou decoração de seus espaços externos com a cor dourada durante o mês de agosto, em apoio à conscientização sobre a importância da amamentação, durante a campanha global de incentivo ao aleitamento materno.

A lei estabelece que o selo terá validade de um ano e será revisado periodicamente, podendo ser revogado em casos de advertências, multas ou outras penalidades por violação da legislação trabalhista. Conforme a norma, o selo não será concedido a empresas que tenham sido condenadas ou penalizadas por trabalho infantil.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies