x

FINADOS

Finados: veja o que abre e o que fecha no feriado de quinta-feira (2)

Retorno regular das atividades acontecerá somente na sexta-feira (3).

31/10/2023 10:00:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Feriado de Finados: o que abre?

Finados: veja o que abre e o que fecha no feriado de quinta-feira (2) Foto: Vlada Karpovich/Pexels

Nesta quinta-feira (2) acontece o primeiro dos três feriados que marcarão o mês de novembro, sendo dois como “pontes” adotadas por diversas companhias. Enquanto isso, no mercado financeiro, a “folga” é limitada.

No Dia de Finados (2), os bancos não abrirão para atendimento ao público, apenas caixas eletrônicos e áreas de atendimento, retornando às atividades normais somente na sexta-feira (3). Da mesma forma, acontecerá com a bolsa de valores brasileira, Correios e casas lotéricas.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados no país, porém, caso isso não aconteça, contas de consumo e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos no dia útil seguinte, sem acréscimos.

No caso dos boletos bancários cadastrados como sacados eletrônicos, os clientes podem realizar o pagamento via Débito Direto Autorizado (DDA).

A Febraban recomenda que, a fim de se ter maior comodidade e conveniência, os clientes e o público de maneira geral podem evitar o comparecimento presencial nos bancos, usando os canais digitais e atendimento telefônico.

Bolsas

No feriado de Finados, não haverá também negociação nos mercados de renda variável, renda fixa, ETFs e derivativos, bem como na bolsa de valores e no mercado de empréstimo de ativos.

Os investidores também não poderão fazer negociação no mercado de títulos públicos federais nem de Tesouro Direto.

Serviços públicos

Por conta do feriado estar previsto em lei federal, os servidores públicos fecham ou funcionam com horários reduzidos no dia 2, exceto redes de saúde estaduais para atendimento às urgências e emergências em prontos socorros, setores de internação e centros cirúrgicos.

No feriado também, os trabalhadores no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , no caso daqueles que trabalham em áreas de serviços essenciais, têm direito ao pagamento adicional de 100% proporcional ao número de horas trabalhadas ou folgas compensatórias.

Com informações do eInvestidor

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.