x

TRABALHISTA

Proclamação da República: ponto facultativo ou feriado nacional?

Conheça um pouco mais da história de 15 de novembro, considerado um dos feriados nacionais mais importantes do país.

13/11/2023 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
15 de novembro é considerado ponto facultativo ou feriado nacional?

Proclamação da República: ponto facultativo ou feriado nacional?

Na próxima quarta-feira, dia 15 de novembro, os brasileiros celebram a Proclamação da República em mais um dia considerado como feriado nacional pelo calendário do governo federal.

Assim, quem estava com dúvida sobre a ocasião ser ponto facultativo ou feriado nacional, já deve ficar sabendo que essa é uma das datas mais importantes do calendário brasileiro e é sempre considerado como feriado nacional.

A data segue as regras da Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal e a Lei nº 10.607, de 2002, que elenca todos os feriados nacionais do Brasil, considerando a Proclamação da República como um deles.

Assim, os empregados e empregadores que atuam no sistema da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem se organizar para garantir a folga nesta quarta-feira (15). Lembrando que serviços considerados essenciais podem funcionar e posteriormente poderá ser compensada a folga pelo trabalho na data.

A folga na ocasião requer uma atenção especial para evitar atraso nas entregas das obrigações ou acúmulo nos trabalhos, isso porque além desta quarta-feira, a próxima segunda-feira (20), dia da Consciência Negra, é considerada feriado em vários estados. Ou seja, os trabalhadores podem acabar emendando a folga, parando de trabalhar sexta-feira (17) e voltando só na terça-feira (21). 

Conheça a história do feriado de 15 de novembro

O feriado de 15 de novembro é um dos mais importantes do Brasil pois neste dia, em 1889, ficou marcado como o fim da monarquia com a Proclamação da República e a instauração do regime republicano, após um levante militar comandado por marechal Deodoro da Fonseca cercou o Gabinete Ministerial, destituiu visconde de Ouro Preto e o prendeu. Assim houve o anúncio oficial da República, resultando na fuga da família real para Portugal, dois dias após o levante.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.