x

FGTS

Saque-aniversário do FGTS: reformulação deve ficar para 2024

Modelo atual que restringe saque total do FGTS prejudica os empregados, de acordo com Ministro da pasta responsável.

29/11/2023 15:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
FGTS: novo saque-aniversário ficará para 2024

Saque-aniversário do FGTS: reformulação deve ficar para 2024

O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta terça-feira (28) que a reformulação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) só será encaminhada ao Congresso Nacional em 2024.

Durante uma reunião do Conselho Curador do FGTS, o ministro expressou a dificuldade de resolver esse problema neste ano.

“Acho que teremos dificuldade de sanar esse problema esse ano e provavelmente nós só conseguiremos fazer, encaminhar para o Congresso Nacional no começo do ano, tenho tratado disso com a Casa Civil reiteradamente, falei recentemente com o presidente Lula”, disse o ministro durante reunião do Conselho Curador do FGTS.

Em outubro, o ministro anunciou que recebeu aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para submeter o projeto ao Congresso. No entanto, o envio, inicialmente previsto para o final de outubro, foi adiado. O ministro não esclareceu os motivos do adiamento, mas mencionou que o tema está sujeito a processos internos no governo antes de ser apresentado aos parlamentares.

Reformulação do saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS possibilita que o trabalhador retire parte do saldo da sua conta do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. 

No entanto, em caso de demissão, o trabalhador só pode sacar o valor correspondente à multa rescisória, sem acesso ao montante total da conta. Esse ponto foi criticado pelo Ministro do Trabalho por entender que pode prejudicar os empregados.

Em setembro, o Ministério do Trabalho divulgou que a proposta em análise permitiria que os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário possam sacar não apenas a multa rescisória, mas também o saldo total da conta.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.