x

PME

ESG: 89% das micro e pequenas empresas já adotam a prática

ESG ajuda na competitividade e na aceleração de pequenos negócios.

12/01/2024 14:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
ESG: entenda a importância para as pequenas empresas

ESG: 89% das micro e pequenas empresas já adotam a prática

Um levantamento realizado pela Serasa Experian mostra que 89% das Micro, Pequenas e Médias empresas (MPMEs) já incorporam alguma forma de abordagem Environmental, Social and Governance (ESG) - ambiental, social e de governança - em suas operações diárias. 

O estudo entrevistou mais de 520 pequenas empresas, com o propósito de avaliar o grau de maturidade em relação a critérios de sustentabilidade.

ESG

Para 89% dos participantes da pesquisa, o ESG desempenha um papel crucial na competitividade, apesar de muitos não possuírem um entendimento aprofundado sobre o assunto. 

A análise revela ainda que 66% das empresas já implementam ações relacionadas ao componente 'g', de governança. A responsabilidade social é uma preocupação para 52% dos entrevistados, enquanto apenas 50% desenvolvem atividades vinculadas à sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

O vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero, destaca que a disposição para adotar práticas ESG evidencia a crescente conscientização acerca da necessidade de considerar aspectos ambientais, sociais e de governança na estratégia corporativa.

 "A incorporação dessas práticas pode impulsionar o empreendedor, proporcionando-lhe uma vantagem competitiva e acelerando seu negócio, visto que mais empresas exigem a observância de padrões mínimos de ESG para estabelecer parcerias com fornecedores”, afirma.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.