x

inss

ANPD condena INSS por vazamento de dados de beneficiários

Condenação do INSS pela ANPD destaca a relevância da comunicação eficaz em incidentes de segurança de dados.

02/02/2024 12:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS sofre sanção da ANPD por vazamento de dados

ANPD condena INSS por vazamento de dados de beneficiários

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma condenação contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devido à sua falha em comunicar adequadamente um incidente de segurança aos titulares de dados, além de não cumprir as determinações da Autoridade relacionadas ao caso.

O incidente, ocorrido em 2022, teve impacto no Sistema Corporativo de Benefícios do INSS (SISBEN), expondo informações sensíveis, como CPF, dados bancários e data de nascimento de aposentados e pensionistas, colocando-os em risco de fraudes e roubo de identidade.

A ANPD avaliou que o incidente representava uma potencial ameaça aos direitos dos titulares de dados, dada a natureza das informações envolvidas, que incluíam detalhes sobre benefícios previdenciários. Portanto, era responsabilidade do INSS comunicar o ocorrido aos afetados. No entanto, o Instituto alegou inviabilidade técnica para individualizar as pessoas afetadas, justificando a ausência de comunicação.

A Autoridade rejeitou essa justificativa, destacando que o INSS poderia ter adotado medidas indiretas de comunicação, como a ampla divulgação do incidente, conforme previsto na LGPD. Em decorrência disso, o INSS foi condenado a publicizar a infração em seu site e no aplicativo Meu INSS por um período de 60 dias.

"Comunicar os titulares é crucial para que possam tomar medidas de proteção após um incidente de segurança. Ao tomar conhecimento do ocorrido, as pessoas afetadas podem adotar medidas como a alteração de senhas e a vigilância contra contatos suspeitos", ressaltou Fabrício Lopes, Coordenador-Geral de Fiscalização da ANPD.

Com informações Convergência Digital

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.