x

FGTS

FGTS do Futuro: nova modalidade alivia parcelas da casa própria

A previsão é que o FGTS do Futuro seja lançado até o mês de março.

17/02/2024 12:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
FGTS do Futuro deve ser lançado em março

FGTS do Futuro: nova modalidade alivia parcelas da casa própria

O governo federal considera lançar uma nova modalidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) com o objetivo de facilitar o acesso à casa própria. A previsão é que a novidade já esteja disponível no mês de março.

A iniciativa visa permitir que trabalhadores de baixa renda possam utilizar os depósitos futuros em suas contas do FGTS para amortizar ou liquidar dívidas imobiliárias, especialmente no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. 

Basicamente, ao antecipar o valor do FGTS, que será depositado posteriormente pelo empregador, esse montante será direcionado diretamente para o pagamento das prestações da moradia.

Inicialmente, a medida será testada entre famílias que têm renda mensal de até R$ 2.640, enquadrando-se na Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida. No entanto, há planos de expandir essa possibilidade para todas as faixas de renda, alcançando um limite de até R$ 8 mil.

FGTS do Futuro

A modalidade do FGTS Futuro foi criada nos últimos dias do Governo Bolsonaro, em 2022, próximo ao segundo turno das eleições. Embora aprovada por unanimidade pelo Conselho Curador do FGTS no mesmo ano, a implementação da medida ainda não ocorreu.

Uma das grandes vantagens dessa proposta é a possibilidade de o trabalhador, ao incluir os valores futuros do FGTS em sua renda familiar, melhorar sua capacidade de pagamento. Isso, teoricamente, poderia resultar em taxas de juros mais baixas por parte das instituições financeiras envolvidas.

No entanto, para que essa modalidade se torne realidade, o conselho do FGTS precisa aprovar as regras e autorizar a Caixa Econômica Federal a liberar os valores do FGTS dos trabalhadores.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.