x

FGTS DIGITAL

Governo estuda substituir empréstimo com garantia no saque-aniversário por crédito consignado no FGTS Digital

Alternativa poderá amenizar resistência do setor financeiro por fim da modalidade de crédito.

16/02/2024 14:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
FGTS Digital: governo estuda substituir antecipação do saque-aniversário por consignado

Governo estuda substituir empréstimo com garantia no saque-aniversário por crédito consignado no FGTS Digital Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo federal estuda substituir o empréstimo com garantia no saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelo crédito consignado contratado na nova plataforma do FGTS Digital.

O governo promete com isso, permitir ao trabalhador acessar um crédito com juros mais baixos sem comprometer os recursos disponibilizados no Fundo, que continuariam sendo acessados em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria e doenças graves, por exemplo.

A intenção é que a plataforma centralize todos os dados do trabalhador e, a partir disso, aquele com interesse em contratar um consignado poderá optar pela modalidade nesse ambiente.

Na prática, o valor do crédito seria depositado na conta do trabalhador e a parcela devida seria descontada no salário posteriormente.

Além disso, existe também a intenção de trocar a antecipação do saque-aniversário do FGTS pelos produtos oferecidos na plataforma centralizada.

É importante destacar que o trabalhador interessado em contratar o empréstimo precisa fazer essa opção para que os dados fiquem disponíveis na plataforma, isto é, só estariam acessíveis aos bancos informações de quem quer contratar o produto.

Apesar de todas essas informações, ainda há detalhes a serem apurados, como ocorre no caso de um trabalhador demitido, nesse caso, se os descontos do empréstimo poderiam ser feitos diretamente na conta corrente ou se as parcelas seriam suspensas até o profissional se recolocar no mercado.

Fonte: -

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.