x

TRABALHISTA

Abono salarial PIS/Pasep 2024 já está sendo pago; veja o que fazer se o dinheiro não caiu

Cerca de 24,5 milhões de trabalhadores receberão os valores 2024, totalizando um R$ 23,9 bilhões.

19/02/2024 11:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PIS/Pasep 2024: o que fazer se o abono salarial não caiu?

Abono salarial PIS/Pasep 2024 já está sendo pago; veja o que fazer se o dinheiro não caiu

Na última quinta-feira (15) o governo iniciou o calendário de pagamentos do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) 2024, referente ao ano-base 2022.

O acerto do PIS segue o mês de aniversário do trabalhador do setor privado e o acerto é feito pela Caixa Econômica. Já o Pasep segue o final da inscrição do trabalhador e é feito pelo Banco do Brasil.

Os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep deste ano serão feitos entre 15 de fevereiro e 15 de agosto.

Assim, na última quinta-feira (15), receberam o pagamento do abono salarial os trabalhadores do setor privado nascidos em janeiro e aqueles do setor público com inscrição final 0.

O que fazer se o PIS/Pasep não caiu?

Para receber o abono salarial em 2024, o trabalhador deve cumprir alguns requisitos:

  • Estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2022);
  • Ter trabalhado durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não;
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) .

Se o empregado está entre os requisitos, verificou que tem direito a receber do abono e é nascido em janeiro (PIS) ou tem final da inscrição 0 (do Pasep), ele já deveria ter recebido o dinheiro na semana passada.

Se o valor não consta na sua conta, será necessário comunicar o órgão responsável.

A Caixa recomenda que o trabalhador entre em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): Aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou Portal gov.br.

Já o Banco do Brasil recomenda que o beneficiário solicite o valor ao Ministério da Economia através do Alô Trabalhador, no telefone 158.

Se houve algum erro no processamento, o trabalhador pode ser incluído nos lotes de pagamento dos próximos meses.

Consulta PIS/Pasep

No caso PIS, é possível consultar se está apto ao abono salarial neste ano pelos aplicativos da Caixa, tanto o Caixa Tem quanto o Caixa Trabalhador. No primeiro, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2024.

No Caixa Trabalhador, o usuário deve fazer o login, localizar a seção correspondente ao abono salarial e clicar em “Exercício Vigente” para ver o valor disponível. No app, também há uma calculadora para simular a quantia do benefício com base no salário mensal do empregado e nos meses trabalhados.

Outra opção é através da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital na aba “Benefícios” e depois em “Abono Salarial”, que permite a verificação do valor, dia e banco de recebimento, já que os beneficiários do PIS recebem pela Caixa e os do Pasep pelo Banco do Brasil.

Já os servidores públicos podem consultar se têm direito ao Pasep no site do Banco do Brasil, os servidores públicos federais, estaduais e municipais conseguem consultar se possuem abono a receber através do Portal gov.br.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.