João Paulo explica que o conjunto de crenças e princípios que dão sustentação a uma empresa é chamado de identidade organizacional. A missão representa o que a empresa faz e para quem. O enunciado deve ser formado por uma declaração curta do propósito e das responsabilidades da empresa. Os valores são princípios que regem o comportamento e a atitude dos colaboradores. Isso deve estar alinhado com a missão, e levar em conta também a visão corporativa. Já a visão deve transmitir a aspiração, ou seja, aonde a empresa quer chegar, e a inspiração para aqueles que vão participar dessa construção.
Para João Paulo, esses princípios devem servir de apoio e consulta sempre que alguém da empresa estiver em dúvida sobre o que fazer, ou sobre como fazer algo.
Incorporando os conceitos no dia a dia de uma PME
Segundo o professor da Escola Superior de Marketing e Propaganda de São Paulo (ESPM-SP) José Eduardo Balian, essa é uma questão que deve começar a ser definida desde a formação societária. Ele acredita que os sócios precisam ter os mesmos valores e objetivos. "Não adianta o empreendedor certinho, cheio de princípios, se associar a um que não vê problema em fazer coisas erradas. Os valores devem sempre estar alinhados", diz.
Marcos Assi, professor da Trevisan Escola de Negócios, de São Paulo, diz que missão, valor e visão precisam ser estabelecidos no começo da empresa, mas devem ser aprimorados com as mudanças e evoluções do negócio. Segundo ele, se o empreendedor deixa de estabelecer seus princípios por se considerar pequeno, corre o risco de continuar assim. "Quando os pequenos entendem que são eles que prestam serviço para os grandes, eles crescem e deixam de ser pequenos", analisa.
Como fazer
Embora haja consultorias especializadas em auxiliar empresas na tarefa de construir ou rever sua identidade organizacional, o próprio empreendedor, com ajuda de sua equipe, pode definir esses princípios.
"Dá para o empresário fazer isso sem a necessidade de grandes investimentos", conta José. "Existe muito material sobre o assunto e os donos das pequenas empresas podem contar com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)."
Para que os objetivos e metas da empresa fiquem claros, é essencial que haja divulgação dentro da organização. Marcos explica que dividir os conceitos com a equipe cria um diferencial. "O contato próximo e a transparência nas relações deve sempre existir, inclusive para mostrar aos funcionários que, se a empresa não vai bem, todos vão mal", diz.
Fonte: Cross Content