x

GOLPE DO FGTS

Novo golpe do FGTS rouba dados e faz empréstimo em nome da vítima; saiba se proteger

Cliente pode contestar movimentação não reconhecida em uma agência e que valor pode ser devolvido em casos procedentes.

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
FGTS: golpistas roubam dados e fazem empréstimo em nome da vítima

Novo golpe do FGTS rouba dados e faz empréstimo em nome da vítima; saiba se proteger

Um novo golpe visando o acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começa a circular. Nele, criminosos roubam os dados da vítima e fazem empréstimos.

Um dos casos aconteceu com uma operadora de caixa que foi surpreendida ao conferir seu extrato do FGTS no aplicativo em setembro de 2024 e verificar que parte do saldo estava bloqueado sem que ela tivesse feito nenhuma movimentação na conta.

A vítima do golpe procurou uma agência da Caixa Econômica Federal e descobriu que sua conta do FGTS havia sido invadida por criminosos, que fizeram a adesão ao saque-aniversário, sacando duas parcelas por dois anos seguidos e, em maio deste ano, fizeram um empréstimo em seu nome, dando o Fundo como garantia.

Na prática, os criminosos conseguiram o CPF da vítima e outros dados pessoais e, através deles, conseguiram acessar o aplicativo do FGTS e fazer a movimentação dentro do app, aderindo ao saque-aniversário.

Os golpistas aderiram ao saque-aniversário em 2022 e, desde então, fazem dois saques do FGTS, sempre no mês de seu aniversário e, ao perceber que a trabalhadora não notou o golpe, fizeram um empréstimo por meio da modalidade.

Como se proteger?

A primeira orientação para não cair em qualquer tipo de golpe é não clicar em links externos recebidos via WhatsApp, SMS e e-mail, além de não fornecer dados pessoais a ninguém por ligação em nome de banco, instituição financeira ou órgão governamental.

No caso desse tipo de golpe no FGTS, é fundamental que o trabalhador cheque, no mínimo mensalmente, se suas informações financeiras estão em ordem.

Uma outra dica ainda é que o trabalhador registre um e-mail em sua conta do app do FGTS para que, caso haja alguma movimentação suspeita, o trabalhador seja avisado antes que o criminosos consiga mudar a senha, cadastrar novo e-mail ou sacar valores.

Agora, para aqueles que foram vítimas de golpes como esse, a Caixa Econômica afirma que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, faça imediatamente um pedido de contestação em uma das agências do banco com CPF e documento de identificação.

Vale informar que as contestações são analisadas individualmente e consideram os detalhes de cada caso e, nesse tipo de situação, o valor perdido é ressarcido ao cliente.

Com informações da Folha de S. Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies