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MTE lança nova plataforma para modernizar atendimento ao público

Plataforma promete simplificar agendamentos e integrar processos no atendimento do MTE.

11/12/2024 16:30

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Nova plataforma do MTE para atendimento ao público é lançada

MTE lança nova plataforma para modernizar atendimento ao público

Já no primeiro semestre de 2025, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibilizará a Plataforma Unificada de Atendimento (UNA), para todas as unidades da federação.

Essa nova ferramenta pretende facilitar o acesso aos serviços prestados pelas Superintendências, Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego.

A UNA será iniciada por meio de um projeto-piloto a partir de 11 de dezembro no Rio de Janeiro e os cidadãos poderão solicitar seus atendimentos por meio da plataforma.

O objetivo principal é que as solicitações se tornem mais rápidas e seguras. A UNA irá oferecer um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto e por lá será possível enviar documentos digitalizados, acompanhar ou remarcar agendamentos.

Com a UNA, haverá:

  • Agilidade e segurança na solicitação de serviços;
  • Integrará o usuário e unidade de atendimento;
  • Desburocratização das etapas;
  • Agendamento de atendimento presencial;
  • Criação de protocolo e atendimento remotos para solicitações e requerimentos eletrônicos.

Em contrapartida, o MTE contará com maior controle e segurança no atendimento, já que os protocolos serão autenticados na plataforma Gov.br e integrará processos eletrônicos e execução de tarefas.

Confira abaixo os atendimentos para os cidadãos, Unidades do Ministério do Trabalho e Emprego e outros órgãos vinculados ao MTE:

  • Solicitação da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ;
  • Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ;
  • Solicitações sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
  • Solicitações sobre o Empregador Web;
  • Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre o Abono Salarial;
  • Agendamento para o serviço Multas e Recursos;
  • Agendamento para o serviço Orientação Trabalhista;
  • Esclarecimento de dúvidas sobre o Registro Profissional;
  • Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre o Seguro-Desemprego.

Com informações do MTE

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