Assim como em todos os anos, a temporada do Imposto de Renda 2025 está para começar, e para os contribuintes que precisam de ajuda na hora de declarar, é possível autorizar outra pessoa a acessar sua declaração. Isto pode ser feito através da “autorização de acesso”, que permite a liberação de outra pessoa para visualizar e editar a declaração pré-preenchida na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no portal e-CAC e no aplicativo.
Essa funcionalidade é especialmente útil para familiares e dependentes que fazem a declaração juntos, facilitando o acesso sem a necessidade de procuração eletrônica. Apesar disso, para os contadores, o ideal continua sendo a procuração eletrônica, que oferece mais recursos e não tem prazo de validade.Vale ressaltar que, para contadores, o ideal é que seja solicitada Procuração – e não a Autorização de acesso.
O que é a autorização de acesso?
A autorização de acesso permite que um CPF acesse os serviços do Meu Imposto de Renda de outro CPF. Com isso, a pessoa autorizada pode:
- Declarar o Imposto de Renda em nome do titular;
- Retificar informações;
- Consultar pendências;
- Gerar Darf para pagamento;
- Imprimir declarações e recibos
Além disso, o contribuinte pode definir um prazo máximo de seis meses para a autorização, que pode ser revogada a qualquer momento.
Quem pode utilizar a funcionalidade?
A Receita Federal criou essa ferramenta pensando em dependentes e grupos familiares que fazem suas declarações de forma conjunta, mas é importante se atentar à algumas regras:
- O contribuinte pode autorizar apenas um CPF para acessar seus dados;
- A pessoa autorizada pode receber permissões de até cinco contribuintes diferentes;
- Ambos devem ter uma conta gov.br nível prata ou ouro;
- Não é válido para CNPJs: nesses casos, a procuração eletrônica continua sendo a opção adequada.
Como autorizar outra pessoa a acessar sua declaração?
O processo de autorização pode ser feito no aplicativo Meu Imposto de Renda ou no portal e-CAC seguindo este passo a pass:
- Acesse o Meu Imposto de Renda pelo app ou site;
- Vá até a aba "Serviços do IRPF";
- Clique em "Autorização de Acesso”;
- Informe o CPF da pessoa que receberá a permissão;
- Defina o prazo de validade (máximo de seis meses);
- Confirme a autorizaçã
A autorização pode ser feita a partir do primeiro dia da temporada do Imposto de Renda, com data prevista para acontecer entre 17 de março e 31 de maio deste ano, seguindo as regras divulgadas em anos anteriores pela Receita Federal
Caso o contribuinte tenha mais alguma dúvida sobre a autorização de acesso ou sobre a sua declaração do Imposto de Renda, a orientação é procurar um contador ou um profissional qualificado, garantindo que todas as informações sejam preenchidas corretamente e evitar problemas com o Fisco.
Com informações da Nubank