x

MUDANÇA TRABALHISTA

Governo deve anunciar hoje (25) mudanças no saque-aniversário e liberar saldo retido do FGTS para demitidos

Regra atual do saque-aniversário do FGTS não libera saldo do fundo caso o trabalhador seja demitido e nova medida provisória deve alterar essa liberação.

25/02/2025 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
FGTS pode ser liberado para demitidos que aderiram ao saque-aniversário

Governo deve anunciar hoje (25) mudanças no saque-aniversário e liberar saldo retido do FGTS para demitidos

Deve ser anunciada nesta nesta terça-feira (25) uma nova medida provisória para liberar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores demitidos que tenham aderido à modalidade do saque-aniversário.

A novidade, no entanto, não pretende mudar as regras do saque-aniversário e apenas liberar o fundo para quem aderiu à modalidade, tem saldo e foi demitido, o que não é permitido pelas regras atuais.

A mudança da regra de liberação do FGTS foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira (24).

“Sem mexer no saque-aniversário, vamos oferecer o consignado do setor privado e oferecer uma regra de transição para quem ficou com o dinheiro preso. Mas vai valer só como regra de transição”, afirmou Haddad.

O que muda com a MP do FGTS

A regra atual do saque-aniversário do FGTS permite que o trabalhador com carteira assinada saque um valor parcial do seu fundo uma vez por ano, no mês de seu aniversário. Quem aderir a essa modalidade e for demitido, não tem acesso ao saldo remanescente do FGTS, apenas à multa rescisória de 40% do total. Ou seja, o restante do FGTS fica retido.

Com a medida provisória, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário e for demitido sem justa causa terá acesso ao recurso do FGTS. Vale reforçar que quem usou o recurso como garantia de empréstimos bancários vai continuar com o dinheiro bloqueado.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade