x

SAQUE 100% FGTS

Projeto propõe liberação total do FGTS para vítimas de calamidade

Emenda à medida provisória sugere que trabalhadores possam sacar 100% do FGTS caso desastres naturais comprometam sua subsistência ou moradia.

12/03/2025 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Proposta amplia saque do FGTS em casos de calamidade

Projeto propõe liberação total do FGTS para vítimas de calamidade

A deputada Júlia Zanatta (PL-SC) propôs uma emenda à medida provisória que libera R$ 12 bilhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) , sugerindo que trabalhadores afetados por desastres naturais possam sacar 100% do saldo disponível.

Atualmente, o Saque Calamidade permite a retirada de até R$ 6.220 por conta, desde que haja saldo e que o município tenha decretado estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil.

Conforme propõe o projeto, pretende-se acabar com esse limite para quem comprovar que os danos causados pelo desastre comprometeram sua moradia ou subsistência.

Importância da proposta

A deputada destaca que o Brasil enfrenta frequentes desastres naturais, como enchentes, secas e deslizamentos de terra, que afetam milhares de famílias. Segundo ela, o valor atual do Saque Calamidade não é suficiente para cobrir as perdas e necessidades urgentes da população atingida.

“A liberação total do saldo do FGTS permitirá que milhares de brasileiros reconstruam suas casas, adquiram bens essenciais e superem dificuldades financeiras em um momento crítico”, justifica Zanatta.

Se aprovada, a medida pode dar mais autonomia financeira às vítimas de calamidades, permitindo uma recuperação mais rápida e eficiente.

Com informações da Folha de S. Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.