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IMPOSTO DE RENDA

Contador, chegou a hora de começar a avisar seus clientes sobre o IRPF 2025

Fazer diferentes comunicações e contatos com os clientes ao longo do período do IRPF pode fazer com que o fim do prazo de entrega seja menos conturbado.

22/03/2025 11:00

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Contador, crie um cronograma de alertas sobre o IRPF para seus clientes

Contador, chegou a hora de começar a avisar seus clientes sobre o IRPF 2025

A temporada de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 já começou e os contadores já podem começar a avisar seus clientes para que não deixem o envio para a última hora.

Mesmo sem a declaração pré-preenchida disponível ainda, vale a pena iniciar as comunicações do prazo de entrega do IRPF 2025 junto aos seus clientes. Além da data, o contador pode informar sobre documentos importantes que devem ser enviados (quem sabe até criar um checklist para eles), avisar sobre a vantagem de enviar o IRPF cedo, dicas e mais.

Vale ainda criar um cronograma interno dentro da sua empresa de contabilidade para enviar mensagens e até conteúdos para as redes sociais sobre o Imposto de Renda e encaminhar ao longo do prazo do IR para relembrar aqueles clientes que costumam enviar os documentos no dia 29 de maio. 

Antecipação evita problemas com o IRPF 2025

Orientar os contribuintes com antecedência pode fazer com que alguns dos clientes mais esquecidos antecipem seus envios e o período de entrega do IR seja um pouco mais tranquilo para os contadores.Para isso, os contadores podem lembrar seus clientes sobre a importância de reunir documentos como:

  • Comprovantes de rendimentos (salários, aposentadorias, aluguel, investimentos etc.);
  • Recibos de despesas dedutíveis (educação, saúde, previdência privada);
  • Informes bancários e de corretoras de valores;
  • Dados de bens e direitos, incluindo imóveis e veículos;
  • Comprovantes de doações e contribuições.

Comunicação eficiente com os clientes

Para facilitar o processo, é recomendável que os contadores adotem estratégias de comunicação eficazes, como:

  • Envio de e-mails e mensagens lembrando do prazo e da documentação necessária;
  • Publicações informativas em redes sociais e sites;
  • Atendimento consultivo para esclarecer dúvidas sobre os documentos necessários para preenchimento da declaração.

Fazer diferentes comunicações e contatos com os clientes ao longo do período do IRPF pode dar um certo trabalho para o contador, que já tem a rotina bem tumultuada, mas tirar um tempinho para isso pode fazer com que o fim do prazo de entrega seja menos conturbado.

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