x

IMPOSTO DE RENDA

Parlamentares afirmam que Congresso não deve aprovar projeto de isenção do IR da forma que foi apresentado

Proposta enviada pelo Executivo deve ser aprimorada pelo Legislativo antes da aprovação final

19/03/2025 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Deputado diz que Congresso fará alterações no Projeto de isenção do IR até 5 mil

Parlamentares afirmam que Congresso não deve aprovar projeto de isenção do IR da forma que foi apresentado Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou durante anúncio de entrega do Projeto de Lei (PL) de isenção do Imposto de Renda ao Poder Legislativo que o “Congresso com certeza fará alterações” na proposta. 

“O senhor terá, de nós, a lealdade na tramitação dessa matéria, mas sempre trazendo a verdade. O Congresso, com certeza, fará alterações que visarão melhorar a proposta. Procuraremos dar a prioridade que a matéria necessita para que, ao longo dos próximos meses, tenhamos a melhor proposta que o país precisa”, disse Hugo Motta a Lula.

Em recado para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que destacou que o projeto busca “garantir a justiça social” durante discurso, o presidente da Câmara ressaltou que “não haverá justiça social no país se não tivermos responsabilidade fiscal. Isso para o Congresso é muito caro. Nós temos que buscar a melhor forma para encontrar a neutralidade”, pontuou.

O deputado federal e presidente do Republicanos, Marcos Pereira, também comentou o tema durante sua participação no programa WW: “Eu acho que a proposta não deverá ser aprovada da forma que foi encaminhada ao Congresso Nacional, até porque já é normal que o Congresso coloque ali as suas impressões, a sua opinião”.

O parlamentar ressaltou que é comum que projetos enviados pelo Executivo sofram alterações durante a tramitação legislativa. Ele mencionou que, em seus dois mandatos, não se recorda de ter visto uma proposta do governo federal que tenha sido aprovada sem modificações.

O projeto de isenção do Imposto de Renda foi entregue nesta terça-feira (18) pelo governo ao Congresso e será analisado primeiro pela Câmara dos Deputados, que ainda passará por comissões antes de ir ao plenário. Se aprovado, o projeto seguirá para análise do Senado.

Saiba mais:

Salário de quem ganha até R$ 5 mil vai mudar com novo projeto de isenção do IR? EntendaEntenda detalhes da reforma do IRPF enviada ao Congresso Nacional

Com informações CNN

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade