Junto com o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025 os contribuintes que entregaram a declaração logo no início do prazo, cumprirem os requisitos e tiverem valores a restituir do Leão já podem receber a quantia no dia 30 de maio, no primeiro lote de restituição do IRPF 2025.
Neste ano a RFB pagará a restituição em cinco lotes, que começa a ser paga em maio e vai até setembro. Quem for incluído no primeiro lote de restituição não receberá nenhuma correção dos valores pagos, mas quem receber a partir de junho, no segundo lote, já terá 1% de correção.
Quem for incluído no terceiro lote de restituição em diante tem direito a 1% de correção e mais juros com base na Selic, que está em 14,75% e pode ter novos aumentos durante o pagamento das restituições.
Assim, ser incluído no primeiro lote pode ser bom para quem está precisando reaver valores pagos a mais em 2024 de forma imediata, mas ser incluído nos próximos lotes pode fazer seu dinheiro render mais.
Quem vai receber a restituição do IRPF 2025 no primeiro lote?
Os contribuintes podem conferir nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, quem será contemplado com o pagamento da restituição no primeiro lote, pago dia 30 de maio. O acerto será feito apenas para contribuintes prioritários, incluindo aqueles que usaram a declaração pré-preenchida e também optaram por receber via Pix. Quem escolheu um ou outro não foi considerado prioridade neste ano.
Veja quem estará no primeiro lote
- 240.081 idosos acima de 80 anos
- 2.346.445 idosos entre 60 e 79 anos
- 199.338 pessoas com deficiência ou moléstia grave
- 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 2.375.076 pessoas que usaram a declaração pré-preenchida e também optaram por receber via Pix
Saiba mais:
Primeiro lote de restituição do IRPF 2025 será o maior da história; veja quantos devem receber