x

CALENDÁRIO DO SEGUNDO SEMESTRE

Empresários devem se preparar para obrigações do segundo semestre; veja datas

Empresas devem ficar atentas às obrigações acessórias e tributárias no segundo semestre de 2025, como a ECF, pagamentos de tributos e exigências trabalhistas.

02/06/2025 09:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Obrigações acessórias para empresários ficarem atentos no segundo semestre

Empresários devem se preparar para obrigações do segundo semestre; veja datas

Com o segundo semestre de 2025 se aproximando, empresários devem estar atentas ao calendário de obrigações acessórias e tributárias. O período concentra uma série de compromissos importantes, como o envio da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), o pagamento de tributos recorrentes e o cumprimento de exigências trabalhistas.

A organização prévia é o principal fator para evitar multas, inconsistências junto à Receita Federal e prejuízos à saúde financeira do negócio. Como as PMEs, muitas vezes, têm estrutura reduzida, precisam investir em controle de prazos e automatização de rotinas para evitar erros que podem sair caros.

Principais obrigações para empresas no segundo semestre

Entre os principais compromissos que as empresas devem observar no segundo semestre estão:

  • Escrituração Contábil Fiscal (ECF): deve ser entregue até o final de julho pelas empresas obrigadas, com informações sobre a apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
  • DCP - Demonstrativo do Crédito Presumido do IPI: em agosto é feita a entrega de abril a julho de 2025;
  • Decred - Declaração de Operações com Cartões de Crédito: também deve ser entregue em agosto referente ao primeiro semestre do ano;
  • DIF Papel Imune – Declaração Especial de Informações Relativas ao Controle de Papel Imune: a obrigação referente ao primeiro semestre do ano deve ser enviada em agosto;
  • e-Financeira: ainda em agosto os contribuintes e contadores devem enviar os dados referentes ao primeiro semestre;
  • DTTA - Declaração de Transferência de Titularidade de Ações: em setembro o envio deve ser feito referente a janeiro a junho de 2025;
  • DCTFWeb Anual - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos - Anual: deve ser enviada em dezembro;
  • Revisão do enquadramento tributário: é o momento de avaliar se o regime atual (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real) ainda é vantajoso para a empresa, especialmente com a chegada da reforma tributária.

Além disso, é fundamental que as empresas mantenham o controle sobre pagamentos de tributos como o ICMS, ISS e contribuições ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Organização e apoio contábil são diferenciais competitivos

A boa gestão contábil se torna um diferencial competitivo para as empresas de todos os portes que desejam crescer de forma sustentável. Contar com o apoio de profissionais da contabilidade e sistemas de gestão integrados pode facilitar o cumprimento das obrigações e melhorar a tomada de decisão.

Empresários devem ainda acompanhar eventuais alterações na legislação tributária e trabalhista, como as mudanças previstas na Reforma Tributária, que podem impactar diretamente a rotina fiscal e financeira do segundo semestre.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade