Para os trabalhadores registrados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , descobrir quando é o quinto dia útil de cada mês é extremamente importante para saber até qual dia o acerto do salário será feito. Assim, o quinto dia útil de setembro de 2025 será nesta sexta-feira, dia 5 de setembro.
Segundo a legislação trabalhista, o quinto dia útil de cada mês é a data limite para que os empregadores façam o pagamento dos salários dos trabalhadores, mas a data nem sempre coincide com o dia 5 de cada mês em decorrência aos feriados e finais de semana.
O quinto dia útil de setembro de 2025 não deve ser no dia 5 apenas para os estados do Acre e Amazonas, já que há previsão de feriados estaduais na data, e sim no dia 6 de setembro, no sábado. Mesmo sem bancos funcionarem no dia, o sábado ainda é considerado dia útil para pagamentos, segundo a Instrução Normativa nº 02/2021, do Ministério do Trabalho e Emprego, que reforça a obrigatoriedade de pagamento até o quinto dia útil, incluindo o sábado, seja ele trabalhado ou não.
O que acontece com o empregador que atrasa o salário?
Se o empregador não fizer o pagamento do salário do empregado até o quinto dia útil de cada mês, ele estará infringindo o art. 459 da CLT e descumprindo a legislação.
O atraso do salário dá direito à correção monetária e juro, pode gerar multa para o empregador e até direito à rescisão indireta e danos morais.
Se o atraso for frequente ou muito longo, o empregador pode ser condenado a pagar indenizações ao trabalhador, principalmente se ele comprovar que ficou com contas atrasadas ou sofreu algum dano financeiro.